A Smurfit Kappa inaugurou a primeira fábrica integrada de cartão canelado em África, na qual investiu mais de 35 milhões de euros.

Localizada em Rabat, Marrocos, região onde a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê uma taxa de crescimento de 3,5% em 2023 e de 3,7% em 2024, a unidade fabril permitirá servir o mercado local, assim como outras regiões em todo o continente.

As instalações, de 25.000 m2, foram construídas em sete meses e irão criar 400 postos de trabalho na região, tanto diretos como indiretos. Prestará serviços a empresas marroquinas e internacionais de diversos setores: industrial, agrícola, bens de consumo, automóvel, farmacêutico e cerâmico.

A nova fábrica também possui um Experience Centre, que faz parte de uma rede de mais de 30 centros no mundo inteiro, onde são expostas as últimas inovações em soluções de embalamento. 

Ignacio Sevillano, CEO da Smurfit Kappa Espanha I Portugal I Marrocos, declarou: «A nossa primeira operação de cartão canelado no norte de África é um passo que a Smurfit Kappa encara com grande entusiasmo e estamos muito satisfeitos por inaugurar a nossa instalação marroquina de vanguarda.

Continuamos a inovar e a oferecer aos nossos clientes um grande produto de forma sustentável. Estamos a combinar a nossa escala e experiência globais com os melhores conhecimentos da nossa equipa local para oferecer o melhor serviço aos nossos clientes. A situação geográfica de Marrocos complementa as nossas operações na Europa e junta-se à nossa presença global, o que representa uma vantagem competitiva».

 smurfit kappa inauguracion planta marruecos

«Estrategicamente localizada em Rabat, a nossa fábrica será capaz de fornecer soluções de embalagem sustentáveis e inovadoras a clientes multinacionais, nacionais e locais», afirmou Mounir Naciri, Diretor Geral da Smurfit Kappa Marrocos.

A fábrica é alimentada por 1500 painéis solares que irão alimentar a instalação para cobrir 55% das suas necessidades energéticas e ajudar a reduzir 900 toneladas de emissões de CO2 por ano. Tem ainda um sistema de purificação e tratamento de água que reduz o consumo em 50%.