A The Navigator Company anunciou os resultados do primeiro semestre, com um lucro líquido de € 137,4 milhões.
A marca gKraft é cada vez mais reconhecida no segmento de Packaging, sendo utilizada em setores tão distintos como a área da moda, retalho alimentar, e-commerce, indústria ou agricultura. Atualmente existem 230 clientes ativos, em 30 países, desde a entrada no negócio em 2021.
Em junho, a marca ganhou mais reconhecimento com o Prémio Nacional de Inovação. A Agenda mobilizadora "From Fossil to Forest - Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil", liderada pela Navigator, foi distinguida pela Deloitte Portugal, na categoria “Transformation Award - Projetos de transformação e de inovação com impacto no mercado”.
A Navigator continua assim a sua aposta nos papéis de embalagem, essencialmente nos mercados de Bags (sacos de retalho) e Flexible Packaging (embalagens flexíveis). Entre os vários projetos em curso de ampliação da sua oferta, a Navigator tem vindo a desenvolver desde o início de 2023 novas gamas de produtos, destinadas às indústrias alimentares, e a uma multiplicidade de produtos de consumo, cuja fase de testes e introdução no mercado ainda em curso, virá a abrir portas, a curto prazo, a outros segmentos de alto valor acrescentado.
O projeto de produção integrada de peças de celulose moldada de eucalipto, destinadas a substituir embalagens de plástico de utilização única no mercado de food service e food packaging, continua a avançar como planeado, com 70% da adjudicação de equipamento concluída no semestre e com 55% da execução do projeto, mantendo-se a previsão de entrada em produção no 1º semestre de 2024.
“No 1º semestre de 2023, o montante total de investimentos ascendeu a €113 milhões o que compara com €34 milhões no período homólogo. Note-se que cerca de 62% do investimento total do 1º semestre, correspondentes a €69 milhões, integram investimentos em melhorias ambientais ou de cariz sustentável”, revela a empresa em comunicado.
Tissue a crescer
O volume de vendas de Tissue registou um aumento de 20% face ao período homólogo, tendo a evolução favorável dos preços potenciado um valor das vendas de cerca de 50%.
O crescimento do valor de vendas de produto acabado deu-se sobretudo através do canal At Home, impulsionado pela captação de novos clientes e reforço da posição na base pré-existente, e através do aumento das exportações sobretudo para França e Espanha. A marca de fabricante apresentou um crescimento de 26% do volume de vendas e de 5% do número de clientes ativos, versus o período homólogo de 2022.
A empresa decidiu também inovar na gestão do relacionamento com o canal de distribuição, tendo alargado a sua plataforma de comércio eletrónico ao negócio Tissue, a qual cativou mais de 25% do número total de clientes e 12% do volume de vendas Tissue no período.
Papel de impressão e escrita
No que concerne aos papéis de impressão e escrita, o primeiro semestre de 2023 foi marcado pela normalização das condições de mercado, com a continuação do processo lento de redução dos stocks acumulados em toda a cadeia de distribuição. O desequilíbrio afetou significativamente a procura em todos os segmentos de papel, à exceção do segmento de tissue, sendo que o processo de destocking está a demorar mais do que o antecipado.
A The Navigator Company registou uma taxa de utilização média da produção de papeis de impressão e escrita no semestre de 75%, que compara com 67% da média dos concorrentes. Num contexto global de forte queda de procura aparente (-10%), os papeis de impressão e escrita continuam a ser os mais resilientes, tendo registado um decréscimo de 5%, o que compara com os papéis CWF que caíram 17%. Os papéis com fibra obtida por via mecânica também registaram uma expressiva queda de 19%.
A Navigator conseguiu manter um nível de preços e um foco nas marcas de fábrica e segmentos premium de produto, que permitiu compensar parcialmente o decréscimo de volumes, situando-se o valor das vendas cerca de 23% abaixo do período homologo. As marcas de fábrica representaram 81% das vendas do semestre (vs média de 65% registada no período 2012-2021). A quota de produtos premium mantém-se elevada, nos 58%, comparando com a média histórica.