PapairWrap, a proteção em bolha feita 100% de papel e sem sintéticos ou adesivos, está a chegar ao mercado. A produção começou em Rethem e der Aller, na Saxónia, para entregar uma alternativa aos materiais de embalagem convencionais.
Originalmente, o início da produção estava previsto para março de 2022. No entanto, devido à atual pandemia e aos acontecimentos políticos mundiais, houve atrasos na conclusão da fábrica. Agora, a produção está finalmente a começar. Por enquanto, a primeira fábrica atenderá pedidos de mais de 50 clientes de várias indústrias. Paralelamente, os projetos-piloto serão realizados com clientes selecionados para avaliar o uso de PapairWrap e incorporar os resultados no desenvolvimento futuro.
O CTO Steven Widdel explica: «Estamos a começar o sistema piloto primeiro. Isto será seguida pela segunda linha, a fim de atender o aumento da procura e poder oferecer duas larguras de produto diferentes.»
Desde 2020, os fundadores da Papair - Christopher Feist, Fabian Solf e Steven Widdel - e a equipa de 12 membros comprometeu-se a aumentar a sustentabilidade na indústria de embalagens. O lançamento da produção do PapairWrap é um primeiro passo, mas a equipa já está a pensar além disso. Está prevista uma segunda ronda de financiamento para comprar mais equipamentos, para a produção de sacos de transporte sustentáveis, acolchoados, assim como caixas de envio e soluções personalizadas para grandes clientes.
A jovem startup, fundada em 2020, estabeleceu como meta evitar o plástico. Em dezembro de 2022, o empresa foi premiada com o Durchstarterpreis, um concurso organizado por um iniciativa conjunta do Ministério dos Assuntos Económicos e da Cultura da Baixa Saxónia e o Banco de Investimento e Desenvolvimento da Baixa Saxónia, na Categoria Recém-chegado/Scale-up.