A aplicação da Sociedade Ponto Verde, “Acerta e Recicla”, conseguiu 30 mil adesões em 30 dias.

Os dados, relativos à primeira fase da iniciativa, foram apurados entre 17 de julho e 16 de agosto e, segundo a SPV, provam que as ferramentas digitais com base na gamificação podem sensibilizar os portugueses para a reciclagem de embalagens.

Há participações de norte a sul do País, e uma adesão por parte de diferentes faixas etárias. É de destacar Aveiro, Braga, Lisboa, Porto e Setúbal como os distritos com o maior número de registos e o interesse manifestado pelas várias gerações, com percentagens de participação relevantes entre os 18 e os 54 anos.

SPV App Acerta e Recicla

A app “Acerta e Recicla” junta a experiência de gamificação à sensibilização para a reciclagem, ao disponibilizar boas práticas que incentivam os portugueses a reciclar mais e melhor as suas embalagens do dia a dia, e compensa quem mostra mais conhecimento sobre a correta separação de resíduos.

«A Sociedade Ponto Verde apostou no digital e na gamificação para estar mais próxima dos portugueses e, assim, facilitar a missão de promover e sensibilizar para a reciclagem das embalagens. É com grande entusiasmo que constatamos que os resultados superaram as nossas expetativas e congratulamos os milhares de portugueses que aderiram à iniciativa da SPV, registando-se e jogando na app ‘Acerta e Recicla’», afirma a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

Os participantes podem jogar, através de mecânicas simples e interativas, em quizzes sobre reciclagem, sondagens, “pergunta do dia”, happy hours e através de códigos promocionais, ganhando pontos enquanto testam a sua relação com a reciclagem. Quem acumular mais pontos será premiado.

A experiência de gamificação contará com mais duas fases até ao final do ano. Cada fase conta com 20 vouchers de 750€ para oferecer aos 20 jogadores com maior pontuação e 40 vouchers de 40€ para oferecer aos 40 jogares seguintes com maior pontuação.

A “Acerta e Recicla” está disponível para download gratuito na Google Play e na App Store.