A ação “Reciclar Alimenta” junta a Tetra Pak à Refood e visa ajudar a ultrapassar as 700 toneladas recicladas no ecoponto amarelo, em outubro de 2022, assim como a doação de 120 000 refeições e a redução de 60 toneladas de desperdício alimentar.

 A ação insere-se na campanha “Escolha Natureza. Escolha Cartão. Escolha o seu futuro”, que visa contribuir para o aumento das taxas de reciclagem de embalagens de cartão para alimentos e bebidas (ECAL) em Portugal, garantir o acesso generalizado a alimentos e bebidas e reduzir o desperdício alimentar.  

O objetivo é, entre 1 e 31 de outubro de 2023, ajudar a ultrapassar as 700 toneladas de embalagens recicladas e doar, por cada 100 toneladas de embalagens recicladas no ecoponto amarelo, 15 000 refeições à Refood, entidade portuguesa que gere excedentes alimentares e os redistribui pelas pessoas mais carenciadas, através de um grupo de 6500 voluntários que trabalham em 60 centros autónomos espalhados por todo o país e que, mensalmente, cobrem as necessidades de cerca de 7000 pessoas, através da recolha e distribuição de toneladas de excedentes alimentares.

A iniciativa será comunicada com uma campanha de rádio, comunicação em autocarros, mupis nas estações de metro de Lisboa e Porto, entre outros. O apresentador Manuel Luís Goucha ajudará a reforçar a mensagem junto dos portugueses, para contribuirá para o sucesso da ação.    

Campanha Tetra Pak Refood 1

 Ingrid Falcão, Responsável de Sustentabilidade da Tetra Pak Iberia, explica: «Combater o desperdício alimentar é um dos principais focos da Tetra Pak e por isso não podia estar mais orgulhosa pelo facto de a Refood ter aceitado a nossa proposta e se ter juntado a esta iniciativa. O nosso objetivo é ajudar a ultrapassar os números do ano passado e chegarmos a um total de 120 000 refeições doadas através da Refood. Estamos convictos que a população portuguesa se irá juntar a esta iniciativa, com um impacto positivo tanto para o ambiente como para as famílias mais carenciadas.»

 Hunter Halder, Presidente e Fundador do movimento Refood, afirma: «A iniciativa da Tetra Pak reflete o seu compromisso social e ambiental e a sua proatividade para reduzir o desperdício alimentar. A Refood trabalha para reduzir o desperdício alimentar, alimentando pessoas carenciadas através do envolvimento de toda a comunidade. Esta campanha alinha-se perfeitamente com a nossa missão e com a economia circular, contribuindo assim para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estamos muito orgulhosos por fazer parte desta iniciativa que vai alimentar muitas famílias portuguesas em situações desfavorecidas e, ao mesmo tempo, incentivar a reciclagem.»

Para além de contribuírem para a meta estabelecida colocando as embalagens de cartão para bebidas no ecoponto amarelo, os portugueses podem também apoiar a Refood de outras formas: fazendo doação de alimentos, contribuições monetárias ou até mesmo através do voluntariado.