A Crown Holdings celebrou um Contrato de Compra de Energia Virtual (VPPA) de 15 anos com a Enel Green Power España (EGPE), subsidiária de energia renovável da Endesa.

Assim garante eletricidade renovável de um novo projeto fotovoltaico construído em Badajoz, Espanha. Oacordo cobrirá toda a atual presença operacional da Crown nos países europeus que fazem parte da Alliance of Issuing Bodies (AIB), que gere o Sistema Europeu de Certificados Energéticos. Uma vez operacional, o projeto fotovoltaico VPPA contribuirá diretamente para a meta aprovada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) do programa Twentyby30™ da Crown de alcançar 75% de energia renovável até 2030 e 100% até 2040.

Crown Holdings Energia

A Crown trabalhou com a Schneider Electric, consultora líder em aquisição corporativa de energia renovável e gestão de carbono, na seleção de projetos e negociação de VPPA. “Cobrir o nosso consumo de energia na UE constitui um marco histórico para a nossa organização”, disse John Rost, Vice-Presidente Sénior – Tecnologia Corporativa, Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios. “À medida que trabalhamos em direção aos objetivos ambiciosos do nosso programa de sustentabilidade, é fundamental identificarmos e implementarmos soluções reais que possam reduzir o nosso consumo de energia, diminuir as nossas emissões e criar uma pegada mais equilibrada para o nosso negócio, em todas as regiões em que operamos. Trabalhar com a Schneider Electric para estabelecer uma VPPA impactante na Europa sublinha que estamos a assumir a responsabilidade pelas nossas ações e a esforçar-nos para ser o parceiro mais forte possível.”

Este acordo é o primeiro VPPA da Crown na Europa e espera-se que o projeto resulte numa produção anual de 285 100 megawatts-hora (MWh), dos quais a Crown é contratada para cerca de 70% – economizando emissões de CO2 equivalentes ao uso de eletricidade em quase 40 000 residências durante um ano. Programado para iniciar operação em outubro de 2025, o fornecimento de energia renovável da fábrica fotovoltaica segue o projeto anterior de energia renovável da Crown, projetado para atender às metas de descarbonização e sustentabilidade.

Em 2020, a Crown tornou-se o primeiro fabricante de embalagens metálicas a ativar a eletricidade renovável em 100% de suas fábricas de latas para bebidas nos EUA e no Canadá, quando executou um VPPA no Texas. Obtendo energia eólica, estimou-se que o projeto evitaria mais de 310 000 toneladas métricas de emissões de carbono por ano – o que equivale a retirar das estradas pelo menos 67 000 veículos de passageiros durante um ano.