A DS Smith anunciou ter atingido, 16 meses antes do previsto, o objetivo de substituir mais de mil milhões de peças de plástico em embalagens.

Até maio de 2024, a DS Smith substituiu mais de 1200 milhões de peças de plástico nos seus mercados internacionais, objetivo anteriormente previsto para 2025. O objetivo estava consagrado na estratégia de sustentabilidade Now and Next.

Miles Roberts, CEO do grupo DS Smith, afirma: "Quando estabelecemos a nossa estratégia de sustentabilidade Now and Next, queríamos incluir objetivos que proporcionassem mudanças ambientais tanto fora como dentro da DS Smith. Ao inovar para ajudar os nossos clientes a substituir ou reduzir o uso de plásticos, estamos a responder às exigências da sociedade para reduzir a poluição por plásticos, ao mesmo tempo que fortalecemos as nossas parcerias com os clientes. Estou orgulhoso de cada um dos membros da equipa da DS Smith por ter atingindo este objetivo e um ano antes do previsto. No entanto, isto é apenas o começo. Há muitos mais impactos positivos que podemos alcançar ao apoiar os nossos clientes e comunidades nos seus objetivos de sustentabilidade e estamos realmente motivados com esta missão.”

DS Smith caixa fruta

Portugal, num conjunto de 27 países onde a empresa opera, contribuiu para esta importante conquista, substituindo mais de 3,5 milhões de peças de plástico por alternativas à base de fibras.

Iago Candal, Design & Innovation Manager na DS Smith Packaging South Europe, refere: “Superar o nosso objetivo de substituir mil milhões de peças de plástico 16 meses antes do previsto é um testemunho do compromisso da DS Smith para com a sustentabilidade e a inovação. Esta conquista reflete não só os nossos esforços internos, mas também a estreita colaboração com os nossos clientes para desenvolver soluções que minimizem o impacto ambiental. Continuaremos a impulsionar a transição para uma economia circular, apoiados pela nossa dedicação à investigação e desenvolvimento.”

Os Princípios de Design Circular e as Métricas de Design Circular da DS Smith, criados em parceria com a Fundação Ellen MacArthur e que constituem uma parte fundamental do processo de desenvolvimento na empresa, foram essenciais para alcançar o objetivo dos mil milhões. Cada um dos quase 800 designers da DS Smith recebeu formação sobre os Princípios de Design Circular e é capaz de avaliar o desempenho em relação a áreas como o conteúdo reciclado, a reciclabilidade, as emissões de CO2 estimadas, os níveis de excesso de resíduos e os parâmetros da cadeia de fornecimento em colaboração com os clientes.