A Navigator Company encerrou os primeiros nove meses de 2024 com um aumento de 20,3% nos lucros, alcançando 241,4 milhões de euros, com grande parte do crescimento atribuída à expansão no setor de packaging e novos bioprodutos.
A empresa registou 431,3 milhões de euros em EBITDA, um aumento de 14,5% em relação a 2023, com a margem EBITDA a atingir 27,5%. O volume de negócios totalizou 1569 milhões de euros, 7,4% superior ao mesmo período do ano anterior.
A Navigator destacou o crescimento no segmento de packaging, que viu as vendas mais do que duplicarem face a 2023, com um aumento de 108%. Grande parte das vendas concentrou-se na Europa (70%), com destaque para Ibéria, Itália e França, enquanto mercados fora da Europa, como a Turquia e o Norte de África, representaram 30%. O crescimento inclui a expansão para segmentos como embalagens flexíveis e nichos de mercado de alto valor, incluindo caixas de pizza para o mercado italiano e embalagens para perfumes e cosméticos para França e Ibéria.
A produção de celulose moldada, que iniciou no 3º trimestre, integra o portefólio de embalagens sustentáveis da empresa, com produtos compostáveis e recicláveis para o setor alimentar, como pratos, tigelas e copos.
A Navigator tornou-se a primeira empresa no mundo a produzir embalagens de celulose moldada a partir de fibra de eucalipto, reforçando o compromisso com a bioeconomia circular e reduzindo a dependência de embalagens de plástico e alumínio de uso único.
Com um investimento total de 151 milhões de euros, 53% dedicados a iniciativas ESG, a empresa continua a expandir a sua presença no mercado de packaging, valorizando o papel das florestas plantadas e bem geridas na transição para uma economia sustentável.