Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho sob o lema global #BeatPlasticPollution, a DoGood People lança uma iniciativa dedicada ao combate à poluição plástica no contexto empresarial.
A nova campanha convida as empresas a ativar a mudança nos seus próprios ecossistemas, promovendo comportamentos sustentáveis junto das suas equipas através de formação digital, desafios coletivos e monitorização de impacto ESG. O objetivo é claro: contribuir para inverter a trajetória de produção e descarte de plástico, que em 2024 superou as 220 milhões de toneladas a nível mundial, segundo a OCDE. Destes resíduos, cerca de 70 milhões de toneladas foram mal geridos, acumulando-se em oceanos, solos e até na atmosfera.
“A transição ecológica não pode depender apenas de estratégias globais, tem de ser vivida no dia a dia das organizações. A nossa missão é traduzir o compromisso em ação, e a ação em dados mensuráveis”, afirma Ignacio Barriendos, fundador e CEO da DoGood People.
A data marca também o compromisso da plataforma com a mobilização empresarial para a economia circular, tendo por base o relatório SAFE Plastic Overshoot Day 2024, que estima que até 20% do plástico global poderia ser evitado com ações focadas na redução, reutilização e reconcepção de produtos.
A DoGood People acredita que a mudança começa dentro das organizações. A sua solução digital permite alinhar os objetivos ESG com o dia a dia dos colaboradores, promovendo ações com impacto mensurável nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Além de capacitar equipas, a plataforma gera dados que facilitam o relato de desempenho não financeiro, o cumprimento de regulamentos e a melhoria da reputação corporativa em sustentabilidade.
Desde 1973, o Dia Mundial do Ambiente, promovido pelas Nações Unidas, é uma plataforma de mobilização global.