A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) assinaram um Protocolo de Cooperação que visa reforçar o compromisso das duas entidades com a sustentabilidade ambiental, através da promoção da reciclagem de embalagens no contexto cultural.
Com este acordo, a Fundação CCB atribui à SPV o estatuto de “Parceiro para a Sustentabilidade”, cabendo à entidade gestora desenvolver ações que contribuam para otimizar a gestão de resíduos no espaço cultural e sensibilizar o público para a adoção de boas práticas ambientais.
“A parceria com a Sociedade Ponto Verde representa um passo importante no reforço do compromisso ambiental do CCB. Acreditamos que a cultura deve ser também um veículo de mudança e sensibilização para práticas mais sustentáveis”, sublinha Madalena Reis, administradora da Fundação CCB.
Para Ana Trigo Morais, CEO da SPV, “é fundamental continuar a promover a literacia ambiental, em especial na reciclagem de embalagens. Esta colaboração com o CCB, pela sua relevância cultural e educativa, permite-nos chegar a mais pessoas e reforçar as boas práticas ambientais junto do público, das equipas e dos parceiros.”
Entre as iniciativas previstas estão a instalação de novos ecopontos, campanhas de sensibilização integradas em eventos e festivais do CCB, bem como a realização de atividades dinamizadas pela Academia Ponto Verde e pela equipa de mochileiros da SPV, que desafiarão os visitantes a testar os seus conhecimentos sobre reciclagem.
A parceria inclui também formações dirigidas a colaboradores e parceiros operacionais do CCB, distribuição de ecobags e a disponibilização de materiais educativos e de comunicação sobre reciclagem.