A Borro, startup especializada em sistemas digitais de depósito para copos reutilizáveis, anunciou uma ronda de investimento de 1,3 milhões de euros para acelerar a expansão na Europa.
A empresa prepara agora a entrada reforçada nos mercados dos Países Baixos, Alemanha e França durante este verão, numa altura em que a procura por soluções reutilizáveis continua a crescer impulsionada pela regulamentação europeia.
O sistema desenvolvido pela Borro associa embalagens reutilizáveis ao cartão bancário do utilizador. Quando o copo ou recipiente é devolvido num ponto de recolha inteligente, o valor do depósito é automaticamente reembolsado.
Segundo a empresa, esta abordagem permite simplificar a reutilização tanto para visitantes como para organizadores de eventos, reduzindo simultaneamente a produção de resíduos.
A Borro já opera em clubes de futebol belgas como o Club Brugge e o KV Mechelen, tendo processado milhões de copos reutilizáveis através da plataforma.
A startup integrou recentemente o PSG Labs, programa de inovação do Paris Saint-Germain sediado na Station F, em Paris, e está atualmente a preparar a implementação do sistema no estádio Parc des Princes.
Além dos estádios, a empresa afirma estar a registar crescente interesse por parte de salas de espetáculos, parques temáticos e festivais.
A Borro foi fundada por Glenn Verhaege, Kasper Albers e Niels Willems. “Decidimos deliberadamente não utilizar tecnologia RFID, como acontece em muitos outros sistemas”, afirma Glenn Verhaege, cofundador da empresa. “Queríamos construir uma solução mais simples e acessível. Por isso, desenvolvemos uma alternativa baseada em códigos invisíveis que podem ser lidos através de câmaras. Estamos satisfeitos por conseguir provar que esta solução também funciona em grande escala.”

“O financiamento será utilizado para reforçar a equipa e acelerar o crescimento na Europa”, afirma Kasper Albers, cofundador da Borro. “Estamos a assistir aos mesmos desafios relacionados com reutilização em vários mercados. A nossa ambição é tornar a Borro a referência europeia em sistemas digitais de depósito.”
A ronda de investimento contou com o apoio da Seeder Fund, imec.istart, bluesnipe, PMV e da butterfly & elephant, braço de corporate venture capital da GS1 Germany.
Pepco chega às 31 lojas em Portugal com quatro aberturas em setembro
A Pepco vai abrir quatro novas lojas em Portugal durante o mês de setembro, levando para 31 o número de espaços comerciais da cadeia no mercado nacional.
Payshop integra Apple Pay e plugin para Magento na plataforma POP
A Payshop integrou o Apple Pay e um novo plugin para Magento na plataforma Payshop Online Payments (POP), alargando as opções disponíveis para empresas que utilizam a solução em operações de comércio eletrónico.
Continente estreia publicidade no ChatGPT em Portugal
O Continente começou a anunciar no ChatGPT em Portugal, numa iniciativa desenvolvida em parceria com a Arena Media que coloca a marca entre os primeiros anunciantes nacionais a utilizar a plataforma de Inteligência Artificial como suporte...