Na 16.ª edição, o concurso internacional Pentawards recebeu mais de 2000 inscrições de mais de 60 países.
De todas as inscrições, mais de 600 foram selecionados pelo júri internacional da competição e revelados no início deste ano. Agora são conhecidos os prémios, com dois “Ouro” e três “Prata” a virem para Portugal, graças a RitaRivotti, à Omdesign, ao The Craft Irish Whiskey e à Wonder/Why.
Os “Ouro” foram atribuídos aos projetos “Symington”, de RitaRivotti, e “Omarão”, da Omdesign. Diogo Gama Rocha, diretor-geral da Omdesign, comentou o prémio que a agência de Leça da Palmeira recebeu na categoria “Sustainable Design”: “A responsabilidade da Omdesign não termina quando produzimos um projeto. Hoje em dia, e mais do que nunca, temos de ter consciência do impacto que este terá no futuro e no meio ambiente. Por termos essa ideia bem presente no nosso dia a dia, decidimos dar vida ao packaging “Omarão”, que não só materializa os nossos valores, como recupera e homenageia estas três artes tipicamente portuguesas”.
As principais agências vencedoras incluem a Backbone Branding com 10 prémios, Auge Design, Denomination, Pond Design e SeriesNemo, com 5 prémios cada.
Os Prémios Especiais deste ano, que reconhecem notáveis realizações no design de embalagens por particulares e agências, foram também entregues:
Agência de Design do Ano – SeriesNemo, Espanha
Prémio Disruptor da indústria - Davide Mosconi, Auge Design, Itália
Primeiro Prémio Core (mais de 10 vitórias) - Backbone Branding, Arménia
NXT-GEN, Melhor Trabalho Estudantil – Martí Garcés Muntalt, Lesley Melissa Batista Víquez e Trinidad Mosso Tupper, ELISAVA, Espanha