O Grupo Suíço InterRail realizou com sucesso o primeiro transporte de contentores com controlo de temperatura, entre a Ásia e a Europa, no ano passado. Já em 2024, adicionou o transporte ferroviário com temperatura controlada à sua gama regular de serviços.
A InterRail utiliza contentores de 45 pés de largura, na rota entre a Europa e a Ásia, que podem arrefecer ou aquecer, independentemente da infraestrutura, em diferentes modos de transporte.
“Tendo em conta a situação atual no Mar Vermelho, o nosso novo produto é uma opção interessante para determinadas mercadorias sensíveis/perecíveis que não suportarão o tempo de trânsito adicional causado pela rota marítima alternativa através do Cabo da Boa Esperança. Além da rota Europa – China, também podemos oferecer este serviço de e para a Ásia Central, bem como dentro da Europa”, afirma Stefaniea Klermund, Business Development Manager da InterRail Holding AG.
O desempenho e a temperatura interna dos contentores são monitorizados 24 horas por dia. Os clientes recebem pelo menos um relatório detalhado por dia com todas as informações relevantes sobre os produtos.
Os contentores comportam, cada um, até 33 euro-paletes, cuja utilização permite uma boa circulação de ar no interior do contentor. O transporte ferroviário com temperatura controlada oferece uma série de vantagens sobre outros modos de transporte, diz o Grupo: os contentores chegam ao destino mais rapidamente do que com o transporte marítimo, é mais barato do que o frete aéreo e não é necessário transbordo de mercadorias ao longo do percurso.
No final do Verão do ano passado, a InterRail transportou 13,5 toneladas de chocolate suíço da região de Basileia para Xangai. O contentor frigorífico foi operado a um ponto definido de 12°C e provou a eficácia mesmo sob temperaturas externas extremas de até 42°C. Outro exemplo é o transporte de sopas de miso ramen de Xangai para Hamburgo. O contentor refrigerado protegeu as mercadorias do frio num ponto definido de 10 °C e uma temperatura externa mais baixa de -27 °C.