A RWE anunciou uma colaboração com a Autoridade Portuária de Setúbal para adaptar as infraestruturas do porto, com o objetivo de torná-lo um centro logístico para projetos de energia eólica offshore flutuante em Portugal.
Através de uma Carta de Apoio, ambas as entidades irão explorar o potencial do Porto de Setúbal para se transformar num centro industrial estratégico para a triagem, montagem e instalação de componentes essenciais para a energia eólica offshore flutuante.
Álvaro de Miguel, Country Lead Portugal da RWE Offshore Wind, diz: "Portugal está bem posicionado para se tornar num mercado-chave no setor da energia eólica offshore flutuante. Apoiamos o objetivo do Porto de Setúbal de se tornar num centro logístico para estes projetos. Aumentar a capacidade do porto e das cadeias de abastecimento é essencial para a implementação de projetos à escala comercial. Isto irá criar oportunidades para atrair investimento, estimular o crescimento e gerar emprego especializado. A RWE está ativamente a explorar oportunidades e encara com expectativa os próximos passos rumo ao desenvolvimento da energia eólica offshore flutuante em Portugal."
Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Portuária de Setúbal, por sua vez, comenta: "A nossa estratégia de desenvolvimento sustentável está claramente definida e visa transformar o Porto de Setúbal num HUB2GREEN, tornando este porto num polo económico para projetos de desenvolvimento sustentável em áreas como os biocombustíveis, a energia eólica offshore, a bioindústria, a reparação naval sustentável, entre outros. Estamos orgulhosos de que a RWE, uma das principais empresas mundiais em energia eólica offshore, nos apoie no nosso desenvolvimento para nos tornarmos um centro logístico para a energia eólica offshore flutuante. O nosso porto é adequado para o triagem, montagem e instalação dos principais componentes, como subestruturas flutuantes e sistemas de amarração. Estamos bem posicionados para atender às futuras necessidades da crescente indústria de energia eólica flutuante."
Portugal está a preparar-se para o seu primeiro leilão de energia eólica offshore, com a tecnologia flutuante sendo a preferida devido às características do seu território marítimo. A RWE já está envolvida em projetos de eólica offshore flutuante a nível global e planeia expandir a sua presença neste mercado emergente.