A DB Schenker e a Repsol assinaram um acordo para o fornecimento de combustível HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio) 100% renovável.
Com este acordo, a DB Schenker inicia a incorporação progressiva de HVO na sua frota de transporte, o que reduzirá as emissões líquidas de CO₂.
A partir deste mês de dezembro, a DB Schenker espera começar a utilizar HVO em 34 veículos da sua frota ibérica, com um objetivo de consumo de 500.000 litros deste combustível renovável até 2025. A iniciativa inicial representa uma redução estimada de mais de 1.500 toneladas de CO₂ em comparação com a utilização de gasóleo convencional.
Até 2026, a DB Schenker procurará expandir o número de veículos HVO na Península Ibérica para mais de 60, com um consumo alvo de 1.200.000 litros, resultando numa poupança adicional de pelo menos 3.500 toneladas de CO₂. As rotas cobertas por esta frota renovável abrangerão toda a Península Ibérica, incluindo Portugal.
Alberto Pérez, Diretor de Transporte Terrestre da DB Schenker na Península Ibérica, comentou: “Este acordo com a Repsol é um reflexo do nosso compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente, e é mais um passo no nosso ambicioso plano de descarbonização do setor logístico na Península Ibérica. Orgulhamo-nos de contribuir ativamente para a redução das emissões e de reforçar ainda mais o nosso compromisso com uma logística mais verde e eficiente”.
Carlos Suárez, Diretor de Mobilidade B2B da Repsol, acrescentou: “Estamos orgulhosos de colaborar com a DB Schenker e contribuir assim para uma logística mais sustentável. Este acordo é um reflexo do compromisso partilhado por ambas as empresas de reduzir a pegada de carbono de forma imediata e sem necessidade de alterar a frota atual”.
O combustível 100% renovável fornecido pela Repsol é produzido a partir de resíduos orgânicos gerados pela sociedade, como os óleos alimentares usados. Tem a vantagem de poder ser utilizado nos motores dos veículos existentes sem necessidade de modificações.