A Control Tower da DHL Supply Chain em Madrid, criada para centralizar e otimizar operações de transporte e cadeia de abastecimento de grandes empresas, completa quatro anos com indicadores de crescimento e consolidação na Península Ibérica, diz a empresa.

A estrutura trabalha de forma integrada com a Control Tower existente em Portugal, coordenando a distribuição de pedidos para o mercado português e uniformizando processos entre os dois países. Com uma equipa superior a 60 especialistas, a Control Tower gere anualmente mais de 800 mil pedidos e 100 mil rotas, proporcionando monitorização em tempo real e maior capacidade de resposta ao longo das cadeias de abastecimento.

O modelo implementado em Madrid destaca-se pela utilização de ferramentas digitais avançadas e pela incorporação de inteligência artificial. Os fluxos normalizados permitem reduzir erros operacionais, melhorar o planeamento e disponibilizar aos clientes dados atualizados para a gestão diária das operações.

A sustentabilidade é um dos eixos centrais da operação. Entre as medidas adotadas estão: uso de soluções multimodais para reduzir impacto ambiental; utilização de combustíveis alternativos, como o HVO; eletrificação de rotas sempre que viável; otimização da carga dos camiões e redução de quilómetros em vazio e avaliação contínua de práticas ambientais dos parceiros de transporte.

Segundo a DHL, estas iniciativas contribuíram para diminuir emissões e aumentar a eficiência logística, alinhando-se com a meta do grupo de atingir emissões líquidas zero até 2050. Na Península Ibérica, 66% da equipa está certificada como Especialista GoGreen.