A Aquapak lançou um novo relatório - 'Sustainable Packaging in Europe: the drive for change' – no Rethinking Materials Innovation and Investment Summit, em Londres.

A conclusão mostra que a indústria europeia de embalagens está a mudar os materiais que irá usar no futuro e está a investir em opções mais sustentáveis.

O relatório, baseado em pesquisa com especialistas em embalagens sustentáveis no Reino Unido, Itália e Alemanha, revela que 62% esperam que sua empresa aumente os orçamentos para investir em material de embalagem sustentável nos próximos cinco anos, com outros 23% a indicar que os orçamentos irão aumentar consideravelmente. Prevê-se o uso de materiais múltiplos (uma combinação de papel e plástico), novos polímeros e papel nos próximos cinco anos, enquanto o uso de polietileno deve diminuir.

Aquapak report

Mark Lapping, CEO da Aquapak, disse: «A nossa pesquisa mostra que a indústria europeia de embalagens está a mover-se em direção a materiais mais sustentáveis, como papel e novos polímeros, ao concentrar-se na economia circular. No entanto, também está claro que o trabalho que a embalagem tem a fazer é primordial, com a proteção e funcionalidade do produto como prioridade. A boa notícia é que existem novas tecnologias de filmes de barreira, oferecendo desempenho e responsabilidade ambiental em escala.»

O estudo mostra que, quando se trata dos três materiais de embalagem mais comuns, a maioria (83%) dos entrevistados espera aumentar o uso de vários materiais e quase três quartos (72%) farão mais uso de papel nos próximos cinco anos. Quando se trata de materiais inovadores, 69% e 65% antecipam um maior uso de novos polímeros, como PVOH e bioplásticos, respetivamente, no seu material de embalagem. Os dados mostram que é o uso de polietileno que deve diminuir nos próximos cinco anos, com 45% dos entrevistados a procurar usar menos do material nos seus portfólios de produtos.

A proteção do produto, as propriedades de barreira, que prolongam a vida útil, a funcionalidade, a facilidade de uso para o consumidor final e a reciclabilidade são os aspetos mais importantes.