Embalagens inteligentes cuja cor altera em função da temperatura dos líquidos, vidro interativo, painéis solares fotovoltaicos nos tetos de veículos, espelhos com sensores para avaliar o estado de saúde da pessoa que está na sua frente e joias com sensores biométricos são algumas das aplicações que poderemos encontrar no futuro da indústria do vidro.

Os exemplos foram apontados por Marisa Almeida, responsável pela unidade de Ambiente e Sustentabilidade do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), que com Carlos Martins, da Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE) e Diretor Fabril da Verallia Portugal, falou sobre a “Indústria do Vidro de Embalagem: O foco na Sustentabilidade com Inovação e Tecnologia”.

O evento, organizado pela Friends of Glass Portugal, surge no âmbito do Dia Nacional da Sustentabilidade, que se celebrou pela primeira vez em Portugal a 25 de setembro, e enquanto decorre o Ano Internacional do Vidro.

Friends of Glass Carlos Martins

Carlos Martins falou sobre a inovação do setor, para que a indústria dê resposta às necessidades do mercado, apontando como exemplos a redução do peso das embalagens de vidro e da importância do design. Em termos de produção, referiu, a tónica é colocada na eficiência ambiental e na redução da pegada de carbono.

“Estamos a falar de um sector que gera cerca de 3.500 empregos e com um peso importante para a balança comercial do País, uma vez que mais de 50% das embalagens de vidro fabricadas são enviadas diretamente, para empresas produtoras de alimentos e bebidas em outros países. Portugal é assim o maior produtor, per capita, de embalagens de vidro da Europa, com cerca de 6 mil milhões de embalagens, produzidas anualmente para a indústria alimentar”, comenta Carlos Martins.

Marisa Almeida abordou as melhorias em termos de desempenho ambiental como a redução de 66% do consumo específico de água (m3 consumidos por tonelada de vidro fundido); a redução de 92% da emissão de partículas expelidas nas chaminés (ton/ton vidro fundido); a redução de 30% da emissão específica de SO2, uma vez que o setor efetuou 100% de reconversão de fuel para o gás natural; e 28% de redução da emissão específica de CO2 (GEE).

Friends of Glass Marisa AlmeidaMarisa Almeida

Ambos os intervenientes recordaram que o vidro é quimicamente inerte, e por isso é ideal para preservar e proteger diferentes alimentos ou bebidas. Não necessita de camadas internas protetoras para barreira (como verniz e plásticos) e a sua composição é 100% natural (areia, carbonato de sódio e calcário).

Entre os benefícios ambientais está o facto de ser um material 100% e infinitamente reciclável, num ciclo fechado, sem perda de propriedade ou matéria constituinte.

A Friends of Glass é um fórum de consumidores que promove a escolha de produtos embalados em vidro e a reciclagem destas embalagens após a utilização. Foi criada em 2009 pela Federação Europeia de Vidro de Embalagem (ou FEVE), em resposta a uma pesquisa pan-europeia do instituto de pesquisa InSites, que concluiu que 74% dos consumidores europeus preferiam alimentos e bebidas embalados em vidro.