A Fujifilm Jet Press FP790, a primeira impressora digital de embalagens flexíveis da Fujifilm, está agora comercialmente disponível. O anúncio foi feito na Interpack, que acontece em Düsseldorf, até ao próximo dia 10 de maio.

Manuel Schrutt, Diretor de Embalagem da Fujifilm na EMEA, na divulgação da disponibilidade comercial, disse: «A Fujifilm construiu uma reputação de excelência na tecnologia de jato de tinta ao longo de muitos anos. Esta experiência arduamente adquirida foi agora adaptada aos requisitos específicos do mercado de embalagens flexíveis – baseando-se também na vasta experiência da Fujifilm no apoio a empresas de embalagens com tintas, sistemas de cura, chapas e soluções de impressão.»

Aos benefícios da impressão digital junta-se o argumento de que a Jet Press FP790 também é capaz de produzir trabalhos com a qualidade flexográfica e de rotogravura convencionais. Com velocidades de 50 m/min independentemente das cores, a máquina possui dois canais de tinta branca para elevada opacidade que iguala ou supera as atuais normas analógicas, diz a fabricante. 

Fujifilm JetPress FP790

O que a torna diferente?

«Não há outra solução como esta no mercado, se compararmos a flexibilidade, a qualidade e forma de trabalhar. É a primeira máquina de 1200 x 1200 dpi, com tintas à base de água, para embalagem flexível», explica Hélder Nogueira, Sales Manager for Packaging, Label and Jet Press na Fujifilm Portugal. 

As cabeças de impressão com resolução de 1200 x 1200 ppp, em combinação com tintas CMYK, permitem uma elevada densidade de cores em mais de 90% da gama de cores Pantone®. As tintas são à base de água e cumprem ou superam todos os requisitos regulamentares para impressão de embalagens flexíveis. «Quando se aplica primário numa embalagem flexível, nota-se alguma névoa na zona de um gráfico impresso onde exista transparência. Isso não acontece na impressão da Jet Press FP790», adianta Hélder Nogueira.

Além disso, a FP 790 será uma mais-valia na redução do consumo de tinta, por exemplo. A máquina, cujo valor de investimento rondará a casa dos 2 milhões de euros e é para um segmento médio-alto, faz um aporte de tinta no material que é cerca de 50% inferior ao de outros equipamentos no mercado, consoante a experiência da fabricante. 

A Jet Press FP790 é capaz de minimizar o desperdício, reduzir o número de consumíveis associados à produção analógica tradicional e eliminar totalmente o processo de fabrico de chapas. 

Toda a tecnologia, tintas, consumíveis e software de gestão da máquina e de gestão da cor é desenvolvimento da própria Fujifilm, permitindo um maior controlo sobre todo o processo. 

Stand da Fujifilm na Interpack 2023

Adaptação aos ambientes já existentes

Para garantir que a Jet Press FP790 é capaz de integrar-se perfeitamente em ambientes de produção existentes, a Fujifilm está a estabelecer várias parcerias estratégicas e anunciou recentemente as três primeiras. As parcerias, com a Henkel para laminação de adesivos, Nordmeccanica para soluções de acabamento, e Hybrid Software para o fluxo de trabalho DFE, permitiram testar a nova impressora antes de a colocar no mercado. Oportunamente serão anunciadas mais parcerias, diz a fabricante.

Instalações beta e perspectivas para o mercado nacional

A Jet Press FP790 já está instalada no Japão (sendo esse o equipamento base) e nos Estados Unidos. Em Junho, a Fujifilm irá instalar o primeiro equipamento na Europa, mais precisamente no Reino Unido.

Para Portugal, a Fujifilm espera que seja possível instalar cerca de dois a três equipamentos em empresas de grande dimensão, num prazo de dois a três anos, sendo que a expectativa está condicionada pela capacidade de produção do próprio equipamento, para o qual já existe alguma espera.