A espanhola Germark investiu numa DIGITAL MASTER 340, sendo a quarta máquina da BOBST em apenas três anos. A máquina de impressão modular de etiquetas All-in-One irá expandir a capacidade de impressão digital e produzir etiquetas, totalmente acabadas em linha, para o mercado de beleza e cosméticos.

A Germark S.A., com sede em Barcelona, opera um grande parque de impressoras flexográficas e digitais que já inclui três equipamentos BOBST: duas impressoras flexográficas em linha MASTER M5 e uma máquina a jato de tinta.  

«Começamos a parceria com a BOBST em 2020, quando instalámos a primeira máquina a jato de tinta e, posteriormente, comprámos duas máquinas flexográficas MASTER M5», disse o CEO da Germark, Iban Cid. «A nossa experiência com estes três investimentos tem sido excelente, por isso, naturalmente, olhamos para a série DIGITAL MASTER como o próximo passo na evolução das nossas capacidades de produção, à medida que avançamos para uma integração mais estreita entre impressão digital e acabamento.»

DM340 Germark 109020

 A BOBST DIGITAL MASTER 340 opera como uma linha de produção totalmente digitalizada e automatizada, desde a impressão até o acabamento, o que significa que o material é alimentado numa extremidade da impressora e, em seguida, haverá a saída do rolo de etiquetas impressas e convertidas na outra.

O equipamento vem equipado com o sistema de controle de qualidade ACCUCHECK como padrão para a calibração da Unidade de Impressão Digital e 100% de inspeção da qualidade da etiqueta durante toda a execução. Na Germark, irá operar com um rebobinador de torreta para reduzir ainda mais a intervenção do operador.

 «Escolhemos a BOBST DIGITAL MASTER 340 porque oferece a possibilidade de fabricar rolos impressos de etiquetas adesivas numa única passagem», diz Iban Cid. «Além disso, o sistema ACCUCHECK garante 100% de qualidade, o que foi um fator importante na tomada de nossa decisão. Isso também nos ajudará a reduzir o desperdício de materiais e tempo, para que possamos entregar rótulos perfeitos com tempo de resposta mais rápido e operação sustentável, que é o que nossos clientes exigem.»

Iban Cid Germark 109019© Iban Cid

Apesar da versatilidade e infinidade de opções, a DIGITAL MASTER 340 pode ser executada por apenas um operador e atingirá uma velocidade de até 100 m/min com resolução nativa total de 1200 dpi. Com integração entre o motor de impressão a jato de tinta e o acabamento, cada módulo vem com automação, tornando as trocas de trabalho rápidas. Isso dará a capacidade de produzir de tiragens mais curtas de vários SKUs de acordo com o princípio just-in-time solicitado pelas marcas, diz a empresa.

«O objetivo da Germark é automatizar mais processos na produção de etiquetas, para que possamos ser mais eficientes, reduzir desperdícios e prestar o melhor serviço possível aos nossos clientes. A BOBST DIGITAL MASTER 340 permitirá atingir essas metas e aumentar a oferta de impressão digital", acrescentou Cid.

A Germark é uma empresa familiar fundada em 1958. Com um volume de negócios anual de €14,5 milhões, emprega 120 funcionários nas divisões de Etiquetas e Sistemas em Barcelona, Espanha. A produção de etiquetas representa 70% do negócio, enquanto os restantes 30% provêm do desenvolvimento de máquinas de etiquetagem, sistemas de codificação e projetos RFID. Mais de 50% dos clientes estão no mercado de beleza e cosméticos de alta qualidade, e 27% da produção vai para exportação na Europa e América Latina.