O "All Around Wine, All Around Douro" é o tema do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023. O Douro Património da Humanidade será, este ano, uma referência europeia no vinho, na vinha, na cultura e na celebração harmoniosa da natureza.

A propósito, a Friends of Glass destaca seis razões para justificar o porquê de o vidro ser a melhor opção para os vinhos, sendo a escolha de 90% das referências no mercado.

  1. Resistência: A resistência das embalagens de vidro permitiu, no passado, começar a armazenar e transportar o vinho em vidro, em vez de grandes tonéis de madeira, o que abriu novos mercados para produtores e comerciantes de vinho. As garrafas de vidro têm-se tornado mais resistentes ao longo dos anos, apresentando menor risco de se partirem. 

  2. Capacidade de Selagem: A combinação do vidro com as rolhas de cortiça permite que o  oxigénio não entre na garrafa de vidro, o que protege o vinho de contaminação exterior e da oxidação. Assim que a garrafa estiver selada, o conteúdo pode durar até 100 anos.

  3. Inovação e eco-design: As garrafas de vidro tornaram-se consideravelmente mais leves nos últimos 15 anos. Os desenvolvimentos produtivos em termos de peso, resultaram na produção de garrafas que podem ser até 30% mais leves do que antes. Através deste aligeiramento do peso, é utilizado menos material, e as emissões ao longo da cadeia de abastecimento podem ser reduzidas em 10 a 30%. Com a ajuda de tecnologias inovadoras, os fabricantes são agora capazes de produzir garrafas que são mais finas, mais leves e mais fortes do que nunca.

  4. Sabor e Segurança Alimentar: O vidro é feito apenas de ingredientes encontrados na natureza e é inerte, ou seja, não interage diretamente com o conteúdo, o que permite preservar a qualidade da bebida, sem alterar o seu sabor. Sendo transparente, permite visualizar o seu conteúdo e transmitir assim ainda mais confiança. De acordo com um estudo internacional de 2022 da Critical Reviews in Food Science and Nutrition Journal, o vidro, sendo mono-material (uma só camada de material), é o tipo de embalagem que tem menor número de químicos quando comparado com outros materiais de embalagem.

  5. Imagem Premium: Para além de ser resistente, inerte e não contaminar o vinho, os apreciadores também gostam do design premium das embalagens de vidro. As garrafas de vidro podem vir em diferentes formatos e cores e a própria embalagem é em muitos casos um elemento de marca só por si. 

  6. Sustentabilidade: Sendo 100% e infinitamente reciclável, o vidro é o material de embalagem com as melhores credenciais ambientais, diz a associação. Atualmente nas matérias-primas usadas para a produção de novas embalagens, o vidro reciclado já tem um peso superior a 50%, reduzindo-se assim o consumo de novas matérias primas da natureza (como areia, carbonato de sódio e calcário). Nem o vidro "novo" nem o vidro reciclado afetam a qualidade do vinho, nem as garrafas perdem nenhuma das suas próprias qualidades ao serem reciclados.

De notar que, indústria vidreira europeia lançou recentemente o selo Glass Hallmark, uma marca registada que realça 4 elementos associados às embalagens de vidro: a utilização dos recursos de forma sensata; a reciclagem; a protecção da saúde e a sustentabilidade.  

A Cidade Europeia do Vinho é um concurso anual lançado pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) cujo objetivo é a promoção turística e a divulgação das regiões europeias produtoras de vinho e as suas cidades. A Friends of Glass é um fórum europeu de consumidores que promove a escolha de produtos embalados em vidro e a reciclagem destas embalagens após a utilização, criada em 2009 pela Federação Europeia de Vidro de Embalagem.