A Just Eat forneceu as embalagens biodegradáveis revestidas a algas na Final do UEFA Women's EURO 2022, que teve lugar no Estádio de Wembley a 31 de julho.
As caixas de cartão, produzidas pela Notpla, são forradas com um revestimento que substitui os recipientes de plástico ou bioplástico. Para garantir que as caixas podem ser utilizadas como embalagem de alimentos, o revestimento à base de algas foi concebido para ser resistente à água e à prova de gordura. A embalagem é reciclável e compostável e irá biodegradar-se dentro de 4-6 semanas, tal como uma peça de fruta.
A Just Eat e a UEFA também estão a trabalhar com a Veolia, parceira de gestão de recursos do Estádio de Wembley, para garantir que as embalagens sustentáveis serão separadas de outros resíduos e reciclagem para tratamento numa fábrica de Digestão Anaeróbia. A fábrica trata o desperdício alimentar e outras matérias orgânicas para produzir eletricidade renovável suficiente para abastecer cerca de 6500 casas por ano.
“Usar a nossa parceria global de patrocínio com a UEFA é uma forma perfeita de mostrar esta iniciativa de embalagem sustentável dentro da indústria do futebol, dando à Just Eat a oportunidade de testar inovações junto com os fãs de futebol. Estamos empenhados em usar a nossa escala e influência para impulsionar um futuro mais sustentável para a indústria de entrega de alimentos e estamos tão entusiasmados por ver isto ganhar vida num evento desportivo tão grande”, comentou Jaz Rabadia, Diretora de Negócios e Sustentabilidade Responsável na Just Eat Takeaway.com
A economia circular é um pilar importante da Estratégia de Sustentabilidade do Futebol 2030 da UEFA. Trabalhar com a Just Eat para avaliar aspetos de um projeto-piloto de circularidade alimentar e de bebidas no maior jogo de competição nacional feminina do mundo é um marco importante nos esforços da UEFA para minimizar o impacto do futebol no ambiente e impulsionar a eficiência dos recursos e a poupança de custos”, explicou Michele Uva, Diretora de Futebol & Responsabilidade Social da UEFA
A notícia surge depois de a Just Eat ter anunciado que lançou uma iniciativa para incentivar raparigas e mulheres a envolverem-se no futebol.