A propósito do Dia Internacional da Cerveja, a Friends of Glass revelou que, em 2022, em Portugal, cada cidadão teria bebido o equivalente a 58 litros de cerveja, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

Aliás, diz a associação, Portugal é o 20.º país com maior consumo de cerveja por habitante na Europa, de acordo com o estudo European Beer Trends, de 2021.

Dossier Cerveza y Vidrio 2023 20

A propósito da efeméride, a Friends of Glass junta-se à celebração e destaca algumas vantagens da embalagem da cerveja em vidro:

  1. Sabor: De acordo com estudos recentes, o sabor da cerveja muda consoante o material da embalagem. E, parte disso, corresponde ao processo de decomposição dos metabólitos que compõem a cerveja (produzidos pela levedura, lúpulo e outros ingredientes que lhe dão sabor), tornando o vidro uma opção favorável para manter e realçar o sabor original.

As qualidades do vidro fazem com que seja hermético e impermeável aos gases e líquidos, assegurando a conservação e as propriedades do seu conteúdo, incluindo em armazenamentos prolongados.

  1. Frescura: Como o vidro não é um bom condutor térmico, a cerveja em garrafa pode manter-se fresca durante mais tempo. Embora possa demorar mais tempo a refrescar, desde que armazenada num local arejado e escuro, a frescura é garantida. Como as tampas das garrafas são feitas de metal, isso também contribui para manter a temperatura.
  1. Qualidade: A cerveja precisa ter uma carbonatação adequada. Nesse sentido, as garrafas de vidro têm maior resistência à pressão e podem receber mais CO₂, o que faz com que o sabor seja ligeiramente mais acentuado. Quando a carbonatação é perdida, o resultado é negativo, com a entrada de ar, que normalmente provoca oxidação da cerveja. O vidro é impermeável, o que impede a entrada de oxigénio e dióxido de carbono, evitando reações químicas e, consequentemente, mantendo a carbonatação e a vida útil da cerveja.
  1. Diferenciação: O vidro também permite às várias marcas cervejeiras diferenciarem-se e serem percecionadas como únicas, tornando-se conhecidas e destacando-se nas prateleiras. As caraterísticas do vidro em termos de design, transparência, formatos, cores e versatilidade fazem dele uma ferramenta de marketing, com uma vasta gama de possibilidades numa secção que tem vindo a crescer ao longo dos anos.
  1. Confiança e Segurança: O vidro transmite confiança ao permitir visualizar o seu conteúdo e nunca perde a sua qualidade, mesmo quando reciclado, independentemente do número de vezes. As embalagens de vidro fabricadas com vidro reciclado têm a mesma qualidade que as produzidas com matérias-primas naturais, sendo tecnicamente impossível distingui-las.
  1.  Versatilidade e Sustentabilidade: A garrafa de vidro oferece uma solução de uso único (reciclada) ou de retorno (reutilizada) - ambas sustentáveis do ponto de vista ambiental, económico e social.
  1. Ideal para celebrar momentos especiais: A cerveja é um produto consumido maioritariamente fora de casa e Portugal é o país europeu com maior taxa de consumo fora de casa, segundo a Associação de Cervejeiros de Portugal.

 

A Friends of Glass é um fórum europeu de consumidores que promove a escolha de produtos embalados em vidro e a reciclagem destas embalagens após a utilização. Foi criada em 2009 pela Federação Europeia de Vidro de Embalagem (ou FEVE).

 

Consulte aqui o Dossier sobre a Cerveja e o Vidro