A APIP - Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos está a promover um evento com duas sessões públicas, no Grande Auditório Jerónimo Martins, na NOVA SBE em Carcavelos, a 2 de outubro.
Na primeira sessão, o Consórcio Sustainable Plastics, liderado pela Logoplaste Innovation Lab, apresentará a Agenda Verde apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O objetivo é impulsionar a transição verde da indústria de plásticos para a economia circular.
A segunda sessão abordará o Roteiro para a Descarbonização da Indústria de Plásticos, resultado de uma colaboração entre a APIP e a EY Parthenon, para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono no setor dos plásticos, com foco em quatro eixos de descarbonização essenciais.
Ambas as sessões contarão com a presença de figuras como o Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, e a Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Gouveia.
Sessão 1 | Agenda Verde Sustainable Plastics | 14h30
A Agenda Sustainable Plastics tem como objetivo promover a transição verde da cadeia de valor dos plásticos para a Economia Circular. Propõe um montante de investimento global que ronda os €39 milhões e estará concluída até 31 de dezembro de 2025.
Partiu de uma iniciativa da APIP, liderada pela Logoplaste Innovation Lab, que pretende mobilizar o setor privado, as autoridades nacionais, as universidades e os cidadãos, contribuindo para os objetivos da Economia Circular Europeia.
A iniciativa assenta sobre três pilares: a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GHG), maior eficiência de recursos e criação de emprego.
O consórcio envolvido reúne 39 Empresas e 10 Entidades Não Empresariais do Sistema Científico e Tecnológico, tendo em vista englobar todos os segmentos e subsetores da Indústria dos Plásticos e responder aos principais desafios.
Serão introduzidos 21 produtos no mercado, registadas 36 publicações de carácter científico e novas patentes, e haverá ainda a redução de 30% na emissão de gases com efeito de estufa associadas aos processos produtivos
Espera-se que, até dezembro de 2025, a Agenda envolva cerca de 427 recursos humanos qualificados nos domínios das ciências, engenharias e tecnologia, promova mais de 80 ações de formação e permita criar postos de trabalho.
Esta Agenda propõe um montante de investimento global que ronda os 39 M€ (trinta e nove milhões de euros) e estará concluída e com resultados concretizados até 31 de dezembro de 2025.
A primeira sessão terá início às 14h30 e contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Arq. Hugo Pires, na sessão de abertura.
Sessão 2 | Descarbonização da Indústria de Plásticos | 16h30
O Roteiro para a Descarbonização da Indústria dos Plásticos, que partiu de uma iniciativa da APIP em parceria com a EY Parthenon, visa promover uma mudança de paradigma na utilização dos recursos, através da capacitação das empresas do setor nesta temática, concretizando e desafiando as medidas do PNEC 2030 e RNC 2050, procurando potenciar a aceleração da transição do setor dos plásticos para uma economia neutra em carbono.
Através da gestão da procura, eficiência energética, descarbonização do processo produtivo e descarbonização de matérias-primas, a APIP e associadas pretendem implementar um plano de trabalhos durante os próximos dois anos.
Estão previstos diversos realização de vários workshops e webinars temáticos e o desenvolvimento de ferramentas digitais de apoio às empresas na sua jornada de transição.
Entre os resultados do roteiro estão a definição de cenários de evolução e as trajetórias de descarbonização custo-eficazes, com a respetiva identificação das soluções tecnológicas com maior potencial, bem como a produção de guias práticos, qualificadores e orientadores, das PME.