A Smurfit Kappa participou na Fruit Attraction, em Espanha, onde mostrou a tecnologia Agrolife®, que promete atrasar o efeito do etileno na fruta e legumes e aumentar a sua vida comercial.

Trata-se de um tratamento desenvolvido em Espanha, concretamente na fábrica de Totana (Múrcia), que se pode aplicar nas embalagens agrícolas para absorver o etileno da fruta e legumes durante toda a cadeia de fornecimento, com o objetivo de atrasar a sua maturação.

Tal permite aos produtores colher o produto numa fase mais adequada de maturidade para melhorar a qualidade e alargar a sua vida útil, e aos retalhistas ampliar a data de caducidade, o que minimiza o desperdício no ponto de venda. Ao manter a homogeneidade do lote, melhora-se a aparência e a imagem para o consumidor final.

Com a sua utilização, não é necessário manipular a carga durante o embalamento, já que vem integrada na própria embalagem, evitando desta forma as bolsas de atmosfera modificada ou os sachets.

Stand Smurfit Kappa Fruit Attraction 2023

Enrique Guillén, Diretor Regional da Zona Sudeste da Smurfit Kappa, assegura que «o etileno é uma hormona em forma de gás, produzida pela fruta e legumes, responsável pelo seu crescimento e maturação. Um fator natural que, no caso de produtos climatéricos e não climatéricos, mas muito sensíveis a este gás, reduz a sua qualidade e a vida comercial depois de colhidos. Isto representa um inconveniente para toda a cadeia de valor hortofrutícola, pelo que a Agrolife® vai significar um antes e um depois no setor agrícola».

A Agrolife® foi lançada no mercado, aprovada por auditorias, como as realizadas pela Just Quality, que efetuou diversos ensaios para analisar o trajeto de vários produtos agrícolas, desde a origem até ao destino, para medir a funcionalidade. A Smurfit Kappa também validou esses dados nos laboratórios IRTA e Galab. A AgroLife ® foi vencedora na categoria Save Food do Prémio Liderpack 2023.

Para além da Agrolife®, os visitantes do stand da Smurfit Kappa na Fruit Attraction conheceram o TechniPaper®, como o AquaStop™, resistente à água e completamente reciclável, ou o Anti-humidade e o Termo-selante. Sem esquecer soluções como Goliath® que, para além de ser 50% mais leve, melhora a eficiência de carga e o empilhamento; a gama Safe&Green® para produtos agrícolas frescos, totalmente personalizáveis e sustentáveis; a P84-11, com elevada resistência à compressão no empilhamento e otimização do espaço interior, ou a P84-12, com tampa e com um sistema de encerramento que assegura o conteúdo durante a manipulação e o transporte. Também se destaca o AgroPaper™, a solução sustentável e biodegradável para o acolchoado agrícola, e o BanaBag®, que protege o cultivo de bananas.

Teo Pastor, Diretor de Marketing e Vendas da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, afirma: «o nosso objetivo é ajudar o setor a aumentar vendas, reduzir custos ou mitigar riscos, desenvolvendo soluções inovadoras que melhorem a eficiência. Por isso, trabalhamos lado a lado com produtores, distribuidores e retalhistas, para lhes oferecer embalagens que ofereçam soluções às dificuldades reais com que se deparam as suas cadeias de fornecimento no dia a dia».

Todas estas soluções pertencem à linha de produtos Better Planet Packaging da Smurfit Kappa.