A APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição apresenta, a dia 27 de janeiro, os primeiros resultados do Roteiro para a Descarbonização, no âmbito da conferência “Descarbonização e ação climática no setor da distribuição”.
A iniciativa decorre entre as 09h00 e as 13h00, na Sala Fernando Pessoa, do Centro Cultural de Belém, e termina com a intervenção do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves.
Esta é a primeira apresentação pública dos resultados deste projeto estratégico da APED, desenvolvido com o apoio da PwC, que tem como objetivo acelerar a descarbonização das atividades das empresas associadas e signatárias até 2040. O Roteiro visa ainda apoiar a implementação de metas e compromissos climáticos assumidos de forma voluntária, promovendo uma abordagem estruturada e colaborativa à ação climática no setor da distribuição.
O programa tem início com a sessão de abertura a cargo de José António Nogueira de Brito, presidente da APED, seguindo-se uma intervenção sobre as prioridades climáticas nacionais no período pós-COP30, apresentada por Ana Teresa Perez, presidente da Agência para o Clima. Os resultados do Roteiro serão depois apresentados por Cristina Câmara, diretora de Sustentabilidade da APED, num momento de partilha que será complementado por uma conversa com Ana Cláudia Coelho, Sustainability and Climate Change Partner da PwC Portugal, moderada por Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED.
A manhã inclui ainda uma mesa-redonda dedicada ao contributo da gestão climática das empresas para o Roteiro da APED, com a participação de responsáveis de sustentabilidade de várias empresas do setor, terminando com a sessão de encerramento pelo Secretário de Estado do Ambiente.