A Aquapak, especializada em tecnologias de polímeros, vai apresentar, pela primeira vez, o Hydropol, em Düsseldorf, de 19 a 26 de outubro de 2022. É um polímero de alto desempenho que permite a funcionalidade, aumentando a reciclagem e reduzindo a poluição por plásticos.
A empresa britânica refere que o polímero tem base no Polivinilalcol (PVOH), é biodegradável e compostável, não tóxico para o ambiente e seguro para o ambiente marinho, pelo que tem um fim de vida seguro se não for eliminado como pretendido.
Fornece as propriedades funcionais principais necessárias para a embalagem e é capaz de substituir o álcool de vinil de etileno (EVOH) em muitas aplicações. Quanto à extrusão revestida ou laminada em papel, o Hydropol adiciona força e barreiras ao oxigénio, óleo e gordura, e a sua solubilidade permite a recuperação de fibras de papel a 100% através de reciclagem. Pode ser usado em uma gama de produtos como sacos para e-commerce e embalagens para alimentos secos para animais de estimação, lanches, carne cozida e alimentos de conveniência.
A Resinex e a Aquapak assinaram recentemente um novo acordo de distribuição comercial. Ao abrigo deste acordo, a Resinex distribuirá, em exclusivo, o polímero em todos os países europeus, com exceção de Itália, Espanha e Portugal. Isto surge numa altura em que a barreira de oxigénio mais utilizada, a EVOH, está atualmente em escassez em todo o mundo e só está disponível através de canais limitados.