O Grupo Fedrigoni anunciou a construção de um novo Innovation Center, com 3000 m2, que deverá estar em pleno funcionamento no primeiro trimestre de 2024.
O Innovation Center será constituído por quatro áreas complementares entre si, tornando-se na concretização prática de um conceito de inovação que deseja ampliar-se para o lado externo, envolvendo também clientes e utilizadores.
A primeira área será constituída pela equipa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do grupo, com laboratórios para as análises de novas matérias-primas, a partir das fibras recicladas e alternativas à celulose; máquinas para testar e criar protótipos para tratamentos inovadores, minimizando o impacto ambiental; impressoras para fazer testes de impressão digital, dentre as quais a HP Indigo 7K Digital Press da qual a Fedrigoni será o centro de competência para a Itália, em parceria com a HP Indigo; um depósito de amostras completamente automatizado que irá recolher mais de 8000 exemplos de papéis especiais.
A segunda - multifuncional e modulável - será dedicada ao FedLab, o incubador-acelerador de novas ideias para serem transformadas em produtos, serviços ou processos sustentáveis, em parceria e colaboração já existente com Universidades e Centros de pesquisa italianos e estrangeiros como os Ateneus de Milão, Nápoles e Pisa, a International Paper Engineering School de Grenoble Inp-Pagora e o Pulp and Paper Research & Technical Centre (CTP), empresas e startup que poderão trabalhar juntas em espaços de coworking.
A terceira área dedicar-se-á ao Customer Experience Center, no qual, através da exposição de produtos reais e virtuais, a Fedrigoni irá oferecer diferentes percursos interativos e imersivos experimentais a visitantes - das marcas aos investidores, dos designers gráficos aos impressores e conversores, das instituições aos estudantes gráficos e de comunicação, às escolas em visitas de estudo -, os quais poderão até projetar e configurar em tempo real um produto personalizado. Através de um sistema de crowdsourcing, quem quiser poderá contribuir também com as próprias ideias e inputs para o desenvolvimento de novas soluções.
Por fim, na quarta área encontraremos a Customer Academy, um centro de aprendizagem e formação para toda a comunidade Fedrigoni - colegas, clientes, parceiros, estudantes universitários - que tem como objetivo tornar-se um ponto de referência para o mundo dos papéis especiais e dos materiais autoadesivos, no qual será possível participar em eventos, partilhar competências e capacidades, e intensificar a colaboração.
«Acreditamos que sem uma melhoria contínua, não há futuro - comentou Marco Nespolo, diretor executivo do Grupo Fedrigoni - e essa melhoria com certeza passa pela I&D, pela troca de experiências e pela colaboração entre diferentes competências, para ter uma visão o mais ampla possível e aproveitar todas as oportunidades: um exemplo é a colaboração contínua e a criação conjunta entre a Fedrigoni e nossos clientes e alguns fornecedores estratégicos, uma verdadeira receita de sucesso».
Alguns exemplos são os sensores RFID para papéis e etiquetas inteligentes, ou a introdução de alternativas duradouras ao plástico, como papéis resistentes aos rasgões, à gordura, à água e translúcidos. Estes papéis são fabricados com fibras renováveis e muitos deles com matérias-primas totalmente recicláveis», diz Nespolo.
Criada em 1888, a Fedrigoni tem mais de 5.000 funcionários em 28 países e 25.000 produtos, o Grupo vende e distribui em 132 Países. Fazem parte da divisão Paper o Grupo Cordenons, a marca Fabricano, Éclose (novembro de 2022), Guarro Casas (outubro de 2022), Papeterie Zuber Rieder (dezembro 2022), e da divisão Self-Adhesives, Arconvert, Manter, Ritrama (fevereiro de 2020), IP Venus (dezembro de 2020), Acucote e Rimark (junho de 2021), Divipa (fevereiro 2022), Tageos (abril de 2022), Unifol (julho de 2022). Também faz parte do Grupo o distribuidor americano GPA.