A Origin Materials criou uma nova tampa de polietileno tereftalato (PET) cujo material é 100% reciclado pós-consumo.
A fabricante refere que este é um avanço para a indústria da embalagem, pois é possível produzir qualquer tipo de PET através da reciclagem, mantendo as barreiras ao oxigénio e CO2, de forma mais eficaz que o HDPE e o PP, materiais que são mais utilizados para produzir tampas.
Além disso, com o processo da Origin é possível produzir tampas mono material, mais fáceis de reciclar do que os materiais compósitos. «Identificámos um desafio global e uma oportunidade para o resolver. Uma garrafa e tampa totalmente produzidas de PET é uma necessidade e o próximo passo óbvio para a indústria de embalagem de bebidas e reciclagem. Com o nosso processo conseguiremos fazer garrafas com 100% PET reciclado ou proveniente de origem biológica, desbloqueando benefícios de performance e sustentabilidade para os nossos clientes», diz John Bissell, Co-Founder e Co-CEO da Origin Materials. «Isso é o que acontece quando se reúne alguns dos melhores cientistas e engenheiros de materiais e polímeros do mundo.»
Estima-se que o mercado global de dispositivos de fecho de embalagens, avaliado em 65 biliões de dólares, atinja os 96 biliões de dólares até 2030.
A legislação de anexação de tampas, projetada para incentivar a capacidade de recuperação e reciclagem de garrafas, pode aumentar ainda mais a procura por tampas e fechos inovadores. O objetivo é que as tampas permaneçam firmemente presas às garrafas após a abertura e durante o ciclo de vida do produto, com o objetivo de reduzir o lixo plástico nas praias e no oceano. Embora as tampas tradicionais devam ser separadas das garrafas PET durante a reciclagem, as tampas PET da Origin não precisariam ser separadas e, portanto, poderiam ser recicladas de forma simples e fácil.