A UPM Specialty Papers anunciou a disponibilidade de uma gama de papéis de embalagem para compostagem doméstica.

São seis papéis certificados de acordo com o padrão NFT51-800:2015. Estes papéis também são certificados como compostáveis industrialmente (EN13432:2000).

UPM Spec sandwich shop

A gama é composta pelos papéis de barreira UPM Prego e UPM Asendo, pelos papéis revestidos de um lado (C1S) UPM FlexPack, UPM UniquePack e UPM UniquePack Strong; e ainda pelos papéis kraft especiais UPM Solide Lucent.
 
«A reciclagem deve ser sempre a primeira opção a considerar quando possível. No entanto, a compostabilidade é uma boa opção quando a reciclagem de papéis de embalagem não é possível devido a resíduos alimentares, por exemplo. A compostabilidade também pode ser uma opção quando a infraestrutura de reciclagem é limitada», diz Susanna Hyrkäs, diretora de sustentabilidade da UPM Specialty Papers.

A compostabilidade permite a degradação de materiais compostáveis em solos férteis adequados para o crescimento das plantas. As diferenças entre a compostagem doméstica e a compostagem industrial são encontradas na temperatura do processo e no tempo que leva até que a desintegração e a biodegradação aconteçam.

Dadas as condições adequadas (20°C - 30°C), os materiais compostáveis domésticos são projetados para se biodegradarem dentro de 12 meses e se desintegrarem dentro de 6 meses em composto não ecotóxico.