A TOMRA anunciou a criação de um ecossistema escalável e de acesso aberto para reciclar e reutilizar materiais, com o potencial de gerir a reciclagem de polímero preto em várias indústrias.
O ecossistema foi desenvolvido como parte da iniciativa de circularidade de materiais da TOMRA, chamada Retility, com o objetivo de reciclar componentes das máquinas desativadas da empresa, enquanto fornece conteúdo reciclado de qualidade para a produção de novas tecnologias TOMRA.
A reciclagem de polímeros de carbono preto, como os usados em muitas tecnologias, é um desafio devido à dificuldade de reconhecimento por muitas tecnologias de triagem existentes, o que frequentemente leva esses polímeros a serem incinerados em vez de reciclados.
Os polímeros pretos são amplamente utilizados em tecnologia informática e móvel, onde cerca de 60% dos plásticos são pretos, e na indústria automóvel, onde 90% dos plásticos são desta cor. Em parceria com a European Recycling Platform, na Noruega, a TOMRA assegura a desmontagem responsável das suas máquinas de venda reversa no final da vida útil, onde as peças plásticas pretas são pré-selecionadas por tipo de polímero antes de serem recicladas pela empresa Polykemi. O material reciclado é então enviado para os parceiros de moldagem por injeção da TOMRA, completando assim um ciclo de circularidade.
A empresa define metas ambiciosas para 2030, prevendo que pelo menos 90% dos materiais e componentes dos novos produtos TOMRA sejam sustentáveis e que pelo menos 50% dos produtos sejam circulares no fim de sua vida útil. Além disso, a TOMRA pretende auxiliar outros fabricantes a alcançar os seus próprios objetivos de circularidade.
O ecossistema criado pela TOMRA permite não só fechar o ciclo de circularidade dos seus próprios produtos, mas também abre a oportunidade para que outros fabricantes de hardware que utilizam plástico preto possam alcançar resultados semelhantes. A TOMRA encoraja outros produtores a aderirem a esta iniciativa, destacando a importância de colaboração para avançar na revolução dos recursos e oferecer a sua experiência e apoio para facilitar essa transição.
Além disso, a TOMRA lançou recentemente a sua Basic Line para lojas que desejam participar no sistema de devolução de embalagens, oferecendo uma solução eficiente e compacta para a recolha de recipientes de bebidas vazios para reciclagem. Em colaboração com a Henkel, a TOMRA está também a trabalhar para melhorar a capacidade de triagem de embalagens, instalando sistemas de deteção avançados que identificam o tipo e a cor dos materiais, facilitando assim o processo de reciclagem.