A TekniPlex Healthcare lançou compostos bio para plásticos médicos, com desempenho e propriedades equivalentes aos das resinas convencionais de PVC (cloreto de polivinil).

Estes compostos bio utilizam resinas e plastificantes fabricados com energia renovável e com classificação bio atribuída. Os compostos apresentam uma composição química, funcionalidade e viabilidade regulamentar comparáveis ao PVC médico tradicional.

“A capacidade de produzir uma ampla gama de soluções de PVC médico com compostos bio representa um avanço significativo na sustentabilidade dos materiais médicos”, afirma Meg Henke, diretora global de gestão de produtos da TekniPlex Healthcare. “Estamos orgulhosos de ser os primeiros a oferecer esta solução inovadora, que reduz consideravelmente as emissões de CO2 dos nossos clientes, mantendo o nosso compromisso de melhorar os resultados dos pacientes.”

Estes compostos podem ser usados diretamente como substitutos em aplicações como tubos de terapia IV, câmaras de gotejamento, filmes para bandejas, sacos, e outros componentes médicos em plásticos.

A TekniPlex destaca que os novos compostos bio podem reduzir as emissões de CO2 até 90% em comparação com os resinas convencionais de PVC e cerca de 60% em relação aos plastificantes tradicionais. Produzidos na fábrica da empresa em Belfast, Irlanda do Norte, os compostos são certificados pelo ISCC PLUS (International Sustainability & Carbon Certification), assegurando uma cadeia de abastecimento transparente e rastreável.