A UPM Raflatac passou a incorporar dados de pegada de produto diretamente nos orçamentos para os clientes.
As pegadas de produto, conhecidas como protótipos de passaporte de produto (PPPs), fornecem dados sobre o impacto ambiental dos produtos, ajudando-os a fazer escolhas informadas acerca dos materiais e a reduzir as emissões de Escopo 3 na origem.
As emissões de Escopo 3 são todas as emissões indiretas (não incluídas no escopo 2) que ocorrem na cadeia de valor da empresa relatora, incluindo tanto as emissões a montante como a jusante. Estas incluem emissões de materiais adquiridos, transporte, processamento e eliminação.
Cada PPP oferece uma variedade de métricas ambientais ao longo de todo o ciclo de vida da etiqueta, permitindo que os conversores avaliem e minimizem a sua pegada, mesmo na fase inicial de compra. Com as matérias-primas a representarem 70–90% do impacto ambiental total dos conversores, o acesso a dados de pegada em tempo real é crucial para ajudá-los a tomar decisões. Os PPPs também dão aos conversores uma vantagem competitiva, ajudando-os a responder rapidamente a consultas de clientes sobre sustentabilidade.
“A nova funcionalidade é uma revolução na forma como avaliamos o desempenho sustentável dos materiais e tomamos melhores decisões informadas sobre a seleção ambiental certa para os nossos clientes,” diz Jason Fuller, Procurement Category Manager da COVERIS, uma empresa de embalagem.
“Os PPPs já cobrem mais de 90% dos produtos de etiqueta da UPM Raflatac por volume de vendas a nível global. Temos orgulho em oferecer este serviço exclusivo aos nossos clientes como o primeiro player a fazê-lo na indústria”, afirma Flora D'Souza, Manager de Label Life na UPM Raflatac.
O Regulamento de Ecodesign para Produtos Sustentáveis (ESPR) exigirá que certos produtos vendidos na UE incluam um passaporte digital de produto (DPP). Os PPPs apresentados nos orçamentos são gerados pelo serviço de Análise do Ciclo de Vida (ACV) Label Life da UPM Raflatac, que foi validado externamente pela DEKRA.