A fabricante de embalagem Huhtamaki entrou numa parceria exclusiva com a marca de café Nespresso, da Nestlé, em 2021, para desenvolver uma cápsula de café à base de papel para a compostagem caseira. Agora, a Nespresso revelou a cápsula num evento que se realizou em França.
As cápsulas serão inicialmente testadas com consumidores em França e na Suíça, na primavera de 2023, antes de serem introduzidas de forma mais ampla no mercado global.
As cápsulas de café à base de papel são feitas de fibra de madeira, provenientes de florestas europeias de forma responsável. Foram certificadas de forma independente pela TÜV – como compostável em casa e compostável em esquemas de recolha de resíduos alimentares.
"Estamos muito satisfeitos por termos feito uma parceria com a Nespresso numa cápsula única à base de papel compostável, projetada para circularidade. Esta inovação é o resultado da combinação de fibra, um material natural renovável, com a nossa tecnologia proprietária de alta precisão, criando uma alternativa sustentável para os amantes da Nespresso", diz Charles Héaulmé, Presidente e CEO da Huhtamaki.
A tecnologia proprietária de Huhtamaki permite que as fibras de madeira sejam moldadas em formas intrincadas com tolerâncias de alta precisão a uma fração de milímetro.
“Vemos o desenvolvimento desta tecnologia como um marco de mudança de jogo em embalagens sustentáveis – e não só porque a sustentabilidade e as características de conservação dos alimentos, mas devido às novas possibilidades de utilização. Acreditamos que poderemos substituir, por exemplo, tampas e fechos, que hoje são feitos de plástico ou de metais. Outras aplicações potenciais são bandejas ou recipientes que requerem tampas que se vedam diretamente à bandeja e que são capazes de abrir/fechar novamente”, explica o executivo.
A tecnologia para fibras moldadas lisas transforma fibras de pasta de madeira em soluções de embalagem de alto desempenho que podem ser aplicadas a uma miríade de diferentes aplicações de consumo.