A McDonald’s Portugal acaba de lançar uma campanha, exclusivamente disponível na sua aplicação para dispositivos móveis. Através da troca de pontos MyMcDonald’s (MyM), os clientes podem obter sacos reciclados, produzidos em sequência da reciclagem das fardas antigas dos colabores, que revalorizou mais de 10 toneladas de tecido. Os sacos estão disponíveis em todo o país.
“Saca na App o teu Saco Reciclado” é o claim da campanha que marca presença em digital (redes sociais) e ponto de venda (a partir de 14 de fevereiro).
“Vemos os consumidores da McDonald’s como verdadeiros embaixadores e são também estes projetos de impacto ambiental e social que queremos que associem à marca, pois sempre fizeram parte do ADN da McDonald’s”, diz Sérgio Leal, Diretor de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal.
Para adquirir o Saco Reciclado basta ser membro MyM, aceder à área de “Pontos&Ofertas” na App McDonald’s, selecionar o saco e redimir 75 pontos, lendo o QrCode ao balcão do restaurante. A disponibilidade é limitada ao stock existente em cada restaurante, estando a campanha disponível em todo o país, à exceção dos restaurantes no Aeroporto de Lisboa.
A McDonald’s Portugal conclui assim o projeto de reciclagem e transformação das fardas antigas, iniciado em junho de 2022 após o lançamento das novas fardas. O resultado foi a produção de um total de 40 mil sacos reciclados, resultantes da reciclagem das mais de 18 000 fardas antigas dos colaboradores dos restaurantes McDonald’s Portugal.
Os sacos incorporam tintas certificadas pelo Eco Passport, da Oeko Tex, e contam, de forma visual, a história do projeto desde a recolha das fardas antigas à produção do fio para o novo produto através de símbolos ilustrativos, acompanhados de símbolos icónicos da marca. Foram também doados 5500 mil sacos reciclados à Fundação Infantil Ronald McDonald, que já começaram a ser utilizados na composição de Kits de Acolhimento de Higiene e Conforto entregues a famílias que acompanham as suas crianças internadas em 7 hospitais em Portugal.
Para a concretização deste projeto de economia circular, a McDonald’s realizou um investimento superior a 120 mil euros, com o objetivo de revalorizar as mais de 10 toneladas de tecido das fardas antigas.
A composição destes sacos é de 100% materiais reciclados, tendo estes sido reciclados pela Recutex – Recuperados Têxteis, o mais recente parceiro da McDonald’s Portugal, e produzidos pela HR Group, parceiro de longa data da marca na produção de fardas para os colaboradores. A recolha junto dos mais de 190 restaurantes ficou a cargo da HAVI Logistics.