As embalagens de arroz da marca Continente de 1kg vão passar a ser disponibilizadas em papel certificado até ao final do ano.
Com esta medida, o retalhista espera reduzir o consumo de plástico em 61 toneladas por ano.
A transição vai ser gradual ao longo dos próximos meses e vai envolver 8 referências de arroz Continente: Thai Jasmin, Agulha Selecionado, Agulha Europa, Vaporizado, Basmati, Carolino, Aromático Punjab e Risotto.
O Continente é a primeira marca própria a fazer a transição, em consequência de uma das 10 propostas finalistas do concurso “Fora da Caixa”, lançado aos consumidores no ano passado.
Em 2022, o retalhista atingiu uma taxa de reciclabilidade das suas embalagens de plástico de 80%, representando um crescimento de 5,3 pp face a 2021, e a incorporação de 14,1% de matéria-prima reciclada (+2,0 pp face a 2021). Adicionalmente, criou um manual de eco-design, para garantir o desenvolvimento, de raiz, de embalagens mais sustentáveis e efetivamente recicláveis para os seus produtos.
Um dos grandes compromissos do Continente é antecipar para 2025 a ambição definida pela União Europeia para 2030, de que todas as embalagens da marca colocadas no mercado sejam reutilizáveis, compostáveis ou possam ser recicláveis de forma economicamente eficiente. Além deste compromisso, o Continente também assume a missão de incorporar, pelo menos, 30% de matéria-prima reciclada nas suas embalagens de plástico, até 2025.