Setembro trouxe a primeira edição do Sogrape Impact Hack, um evento com mais de 20 equipas que procuraram responder ao desafio de pensar o futuro da indústria do vinho com novos consumidores, novos produtos e novas práticas sustentáveis. 

A 21 de setembro, o Espaço Casa Ferreirinha, em Vila Nova de Gaia, recebeu estudantes, profissionais, empreendedores e entusiastas numa maratona de 12 horas à procura de soluções.

Sogrape1

O primeiro prémio foi atribuído ao projeto Techrocks, de alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que apresenta uma aplicação que permite recomendações personalizadas por meio de algoritmos de IA.

Sogrape2

O segundo prémio reconheceu o projeto S4U, da Faculdade de Economia do Porto, que através da “Iniciativa Zero”, focada nos pilares Produto, Embalagem e Local, sugere a criação de uma marca de produtos disruptivos e com baixo teor de álcool, dirigidos a consumidores jovens.

 

Sogrape3

Já o terceiro prémio foi para o projeto For the WINe, também de alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que apresentou uma aplicação que permite aos clientes partilhar informações e histórico de compras em troca de prémios, ofertas, descontos e acesso antecipado a novos produtos.

«Esta primeira edição do Sogrape Impact Hack superou as nossas expetativas e dos parceiros que se associaram à Sogrape nesta competição única. Foi uma excelente oportunidade para discutirmos os desafios da indústria e encontrar soluções inovadoras e criativas, através de uma plataforma aberta que procurou reinventar o futuro da indústria do vinho e contribuir para construir o próximo legado da Sogrape», avaliou André Campos, Head of Strategy & Innovation da Sogrape.

Sogrape4

Organizado pela Sogrape, o Hackathon contou com a participação de cerca de 20 quadros da Sogrape como mentores e jurados, e distinguiu as três equipas com prémios no valor de 1500€, 1000€ e 500€, respetivamente, e ainda a oportunidade de receber apoio para dar vida aos seus conceitos.

Fundada em 1942 por Fernando Van Zeller Guedes, a Sogrape detém marcas como a Mateus Rosé. É uma empresa familiar com presença em mais de 120 mercados, detendo hoje mais de 1.600 hectares de vinha distribuídos por Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia.