O Grupo Soleti lançou a marca Inno4Food, uma divisão especializada em soluções de software para otimizar a gestão de matérias-primas em cozinhas profissionais.

Focada no setor Horeca, a solução promete poupanças nos custos assim como evitar o desperdício alimentar.

O desperdício alimentar representa anualmente perdas de milhares de euros para os estabelecimentos, a que se soma o elevado custo ambiental. Segundo dados da Comissão Europeia, 20% dos alimentos vão para o lixo.

soleti solucoes

Em julho, a Comissão Europeia manifestou a vontade de, até 2030, exigir aos Estados-membros que reduzam o desperdício alimentar em 30% nos supermercados, restaurantes e residências, e em 10% na fase de fabrico e processamento.

A pensar nisso, a Inno4Food junta-se à Soleti, divisão especializada em identificação e rastreabilidade industrial, e à Labelfood®, loja online de rótulos e dispositivos para identificação e rastreabilidade de alimentos e alimentos processados.

«No Grupo Soleti trabalhamos, há mais de 10 anos, em soluções para digitalizar processos em cozinhas profissionais com o objetivo de garantir a segurança alimentar e também reduzir o desperdício alimentar, mas com a Inno4Food demos um passo mais longe», afirma Marcel Abarca.

O CEO do Grupo Soleti diz: «Investimos mais de 400 mil euros no desenvolvimento de novas soluções que nos permitem otimizar a gestão das matérias-primas, como o software Smartfood, que utiliza inteligência artificial para prever a procura de cada negócio, o que lhes confere maior precisão e, portanto, uma economia nos custos com alimentação.»

Nas soluções estão é software Smartfood, que conta com mais cinco módulos: prazos de validade secundários, controle de temperatura, processamento e entrega, HACCP e resíduos. A nova marca do Grupo Soleti também oferece outras soluções, como etiquetas inteligentes para controle de temperatura de alimentos, cuja utilização permite o controle da cadeia de frio e maior transparência com clientes e fornecedores, entre outras funções.