A Kraft Heinz Company anunciou que vai separar-se em duas empresas independentes e cotadas em bolsa, no âmbito de uma operação aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração.

O objetivo é reduzir a complexidade da estrutura atual, aumentar o foco estratégico e operacional e, dessa forma, acelerar o crescimento e a criação de valor para os acionistas. A conclusão do processo está prevista para a segunda metade de 2026, através de um spin-off fiscalmente neutro para a empresa e acionistas.

As duas novas entidades, cujos nomes definitivos serão anunciados mais tarde, foram apresentadas provisoriamente como “Global Taste Elevation Co.” e “North American Grocery Co.”.

A primeira, Global Taste Elevation Co., será responsável por um portefólio global de molhos, temperos e refeições prontas, incluindo marcas como Heinz, Philadelphia e Kraft Mac & Cheese. Em 2024, estas áreas representaram cerca de 15,4 mil milhões de dólares em vendas líquidas e aproximadamente 4 mil milhões de dólares de EBITDA ajustado. Estima-se que 75% das receitas advenham do segmento de condimentos e que 20% tenham origem em mercados emergentes.

Já a North American Grocery Co. ficará centrada nos alimentos básicos para o mercado norte-americano, incluindo marcas como Oscar Mayer, Kraft Singles e Lunchables, que em conjunto geraram 10,4 mil milhões de dólares em vendas líquidas e 2,3 mil milhões de dólares de EBITDA ajustado em 2024. Carlos Abrams-Rivera, atual CEO da Kraft Heinz, será o responsável por liderar esta empresa.

Miguel Patricio, atual chairman do Conselho de Administração e antigo CEO, assumirá funções como Executive Chair, acompanhando o processo de transição. Foi igualmente criada uma Comissão de Separação, presidida por John Cahill, vice-chair do Conselho, para supervisionar a execução da operação.

De acordo com a empresa, a separação permitirá a cada nova entidade dedicar os recursos adequados às suas prioridades estratégicas, otimizar a alocação de capital e melhorar margens operacionais. Em conjunto, a Kraft Heinz prevê manter o atual nível de dividendos e garantir estruturas de capital compatíveis com ratings de investimento.

O spin-off deverá implicar até 300 milhões de dólares em des-sinergias, mas a administração sublinha que existem medidas para mitigar grande parte desse impacto. A estrutura de capital, a composição dos conselhos de administração e a distribuição final das marcas serão anunciadas posteriormente.