Segundo um estudo promovido pela GfK a pedido da Wallapop, plataforma de artigos reutilizados, as categorias mais procuradas pelos clientes são tecnologia, livros e vestuário.

O estudo mostra que 67% dos inquiridos já compraram um artigo reutilizado, sendo que 80% destes o fizeram no decorrer do último ano, na sua maioria através de plataformas online.

Wallapop

Os preços mais acessíveis continuam a ser a principal atratividade para os utilizadores, mas quando questionados se se sentem melhor quando compram artigos reutilizados porque é uma ação mais sustentável, 65% dos inquiridos respondem afirmativamente, sendo que 97% compraria produtos mais sustentáveis se os preços fossem mais baixos.

Para Sara Van-Deste, Head of Special Projects na Wallapop, «a utilização de uma plataforma como a Wallapop permite capacitar os compradores e os vendedores portugueses a participar numa forma de consumo mais sustentável. Quando um utilizador faz algo tão simples como vender um artigo que já não utiliza, para que um comprador o possa comprar com qualidade e a um preço mais acessível, está a ajudar a tornar o planeta um pouco mais sustentável ao consumir de forma mais responsável. E quando falamos de categorias como a tecnologia, os livros e o vestuário, estas ações tornam-se ainda mais relevantes porque falamos na sua maioria de produtos que são rapidamente descartados pelos utilizados por uma questão de atualização, mas que se encontram em perfeitas condições para serem comprados por outra pessoa.»

O questionário foi desenvolvido e trabalhado pela GfK a pedido da Wallapop. O universo deste projeto consistiu num grupo de indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, a viver em Portugal Continental. A amostra foi constituída por 600 entrevistas com uma distribuição proporcional pelo universo.