As lojas Continente estão a ser alvo de uma renovação tecnológica para melhorar a experiência de compra e aumentar a conveniência dos clientes que preferem maior autonomia. O projeto, que representa um investimento de €3 milhões, é realizado em parceria com a NCR.

O objetivo é que o sistema de self-checkout chegue a 70 lojas da marca Continente até ao final de 2023. Para os clientes que valorizam a interação e o atendimento com o colaborador, todas as lojas mantém a opção tradicional.

As lojas Continente vão ter um espaço exclusivo e centralizado com caixas self-checkout, permitindo a circulação com carrinhos de compras. O sistema possibilita o pagamento com dinheiro, cartão bancário, Cartão Continente e Continente Pay. Há ainda a opção, no mesmo local e também sem passar pela caixa, da app Continente SIGA, para os clientes que adotam soluções mais digitais.

Selfcheck continente

«Com esta nova solução oferecemos aos nossos clientes a comodidade de um espaço amplo que permite poder usar o carrinho de compras e incorporámos o serviço de self-scanning no mesmo local. O facto desta nova plataforma ser mais ergonómica e mais eficiente, torna o processo de compra numa experiência mais atrativa e confortável, num espaço moderno e inovador. Além das vantagens adicionais para o cliente, foi também incorporada uma balança em cada equipamento para registo de artigos de frutas & legumes e padaria & pastelaria, leitores bióticos que permitem maior rapidez no registo dos artigos e a utilização de novos métodos de pagamento, tal como o Cartão Dá. E ainda, melhorámos o processo para a loja, onde os colaboradores dos self-checkouts assumem um papel mais dinamizador e mais próximo dos clientes» explica Miguel Ramos, Diretor de Desenvolvimento Operacional na MC.

«O feedback sobre a utilização deste modelo de compra mais autónomo tem sido muito positivo, quer pelos colaboradores, quer pelos clientes. Com este novo conceito aumentamos em muitos casos a taxa de utilização em 10 pontos percentuais e temos já em muitas lojas com taxas de adoção acima de 50%. Estas soluções tecnológicas reforçam as relações entre marca e o consumidor e permitem que os clientes façam compras de uma forma mais autónoma, eficaz e sempre em segurança, favorecendo também a qualidade do serviço dos modelos de checkout tradicionais. O Continente é uma marca que aposta, não só na variedade dos produtos, mas também na variedade dos serviços», refere o responsável da MC.

A estratégia de digitalização visa identificar todas as áreas em que as soluções digitais podem contribuir para melhorar a experiência do cliente, diz a insígnia.