A Versuni anunciou a adoção de embalagens feitas com papel 100% reciclado em todo o seu portfólio Philips a nível global. As novas embalagens serão aplicadas primeiro aos eletrodomésticos Philips, como a Airfryer, a máquina de café expresso com LatteGo, o ferro a vapor série 3000, o purificador de ar e o aspirador sem fio série 8000. Em seguida, estender-se-ão a todo o portfólio nos próximos anos.

A fabricante anunciou que o plástico descartável será substituído por alternativas e que mantém o compromisso de conceber produtos e embalagens para longevidade, reparabilidade e reutilização, transformando resíduos em recursos.

«Os consumidores estão a tornar-se mais conscientes do ponto de vista ambiental, o que tem impacto no que esperam das marcas e na forma como compram», afirmou Henk S. de Jong, CEO da Versuni. «O nosso propósito na Versuni é transformar casas em lares. Esta ambição acarreta a responsabilidade de estabelecer novos padrões e adotar práticas mais sustentáveis em toda a nossa cadeia de valor. A introdução de embalagens sustentáveis em todo o nosso portfólio Philips é um passo importante no nosso compromisso de reduzir o nosso impacto no planeta, a nossa casa partilhada.»

As caixas, feitas com papel 100% reciclado, suportam o transporte sem necessidade de proteção adicional, permitindo que o cliente cole a etiqueta de envio diretamente na embalagem. A área impressa da caixa foi significativamente reduzida, necessitando de 65% menos tinta. Sempre que possível, as dimensões das embalagens redesenhadas também foram reduzidas graças ao foco na otimização do espaço que minimiza as áreas vazias em cada caixa de produto.

«Fizemos uma parceria com a Versuni em todos os níveis do processo de design e produção para otimizar os processos da cadeia de abastecimento e substituir o plástico sempre que possível», afirmou Wouter van Tol, Diretor de Sustentabilidade da DS Smith, parceiro de embalagens da Versuni. «A nossa ferramenta Métricas de Design Circular, criada em colaboração com a Fundação Ellen McArthur, foi um passo essencial nesse sentido.»

O manual dew utilizador multilíngue foi substituído por códigos QR impressos na embalagem do produto. Os links digitais permitem que os consumidores acedam a vídeos de “como começar”, perguntas frequentes e manuais do utilizador para download, no idioma de sua preferência. As instruções de segurança, informações de garantia e guias simplificados de inicialização permanecerão disponíveis na caixa.