No domínio das embalagens flexíveis para alimentos e não alimentares, as soluções sustentáveis são particularmente procuradas.
A fabricante de papel Mitsubishi HiTec Paper e a especialista em máquinas para embalagem em bolsas, a SN Maschinenbau, estão a unir esforços para criar soluções seguras feitas de papel.
A Mitsubishi HiTec Paper criou a barricote, uma gama de papéis de barreira recicláveis para embalagens flexíveis, alimentares e não alimentares. A SN Maschinenbau é conhecida pela produção de máquinas de enchimento e vedação (HFFS) para uma grande variedade de produtos, especialmente alimentos. As duas empresas provaram que os papéis barricote com um revestimento a água podem ser processados em máquinas de embalagem da SN Maschinenbau, da mesma forma que os filmes. Isto elimina a necessidade de uma adaptação da tecnologia da máquina.
Andreas Carstensen, application engineer at Mitsubishi HiTec Paper, explica: "Todos os papéis barreira foram executados de forma igual no processo como materiais plásticos. Os nossos papéis não só fornecem barreiras contra o vapor de água, a gordura, o óleo, o oxigénio e o aroma, mas também contra a migração de óleos minerais. São também recicláveis no ciclo de resíduos de papel e são fabricados a partir de matérias-primas renováveis, são seláveis com calor e certificados por FSC® e PEFC™."
"Isto prova que os monomateriais de embalagem podem ser processados de forma fiável sem uma adaptação extensiva da tecnologia da máquina. Além disso, juntamente com a Mitsubishi HiTec Paper, oferecemos uma solução para a procura crescente de embalagens de papel no mercado", diz Reiner Müller, Director Business Development & Global Accounts da SN Maschinenbau.
Ambas as empresas vão expor na Fachpack 2022 em Nuremberga.