Em resposta à crescente procura pela utilização de plásticos recicláveis, a Domino Printing Sciences desenvolveu o codificador a laser U510.
O U510 é adequado para a codificação a alta velocidade em plásticos recicláveis, monomateriais e materiais coloridos, incluindo películas flexíveis de embalagens de alimentos em aplicações horizontais e verticais de vedação e enchimento (form-fill-seal HFFS e VFFS).
Na União Europeia, até 2030, todas as embalagens deverão ser 100% recicláveis ou reutilizáveis. De acordo com estes novos regulamentos, os materiais mistos, incluindo os laminados PET e a folha de alumínio, normalmente utilizados em aplicações alimentares, deixarão de ser permitidos.
"Os codificadores laser são uma solução muito popular para muitos fabricantes de alimentos e bebidas que procuram adicionar códigos QR, informações de lote e produto, e logotipos", diz Felix Rief, Head of Laser and Extraction na Domino. "No entanto, certos novos materiais sustentáveis de embalagem de alimentos, incluindo plásticos monomateriais recicláveis, podem revelar-se desafiantes a codificar utilizando equipamentos tradicionais ou CO 2. Desenvolvemos o laser U510 UV para oferecer uma solução de codificação a laser fiável para estas novas soluções de embalagem sustentável."
O U510 codifica diretamente sobre plásticos e películas monomateriais brancos e coloridos sem necessidade de aditivos adicionais ou campos ativados a laser no substrato. Os códigos resultam de uma reação fotoquímica na parte superior do plástico, criando uma marca lisa e indelével sem o risco de comprometer a embalagem do produto.
A unidade de cabeça e controlador de laser all-in-one está completamente protegida contra poeira e água (classificação IP55) para satisfazer as exigências de linhas de produção de alimentos e bebidas empoeiradas, húmidas ou mesmo pegajosas.