Ano após ano, as marcas têm de fazer mais esforços para proteger os seus produtos da utilização indevida, como mostram os mais recentes dados: 6% de todas as importações para a Europa, por ano, são produtos contrafeitos.

A digitalização oferece novas oportunidades e a SCRIBOS e a HP Indigo mostram-no com o código QR ValiGate Direct-Print, serializado e protegido contra cópia, que pode ser impresso diretamente em etiquetas ou na embalagem do produto através de um processo de impressão padrão.

A SCRIBOS disponibiliza agora um plug-in para a HP Indigo que permite a impressão controlada de códigos à prova de falsificação. Uma versão de teste, incluindo um guia de início rápido para criar e imprimir 1000 códigos QR ValiGate está disponível a pedido e gratuitamente. Os códigos podem ser verificados com uma aplicação e verificados através de uma plataforma de autenticação.

SCRIBOS 03 Digital Platform

“Imagine um mundo onde cada código QR é protegido contra cópia e os clientes podem confiar 100% nas informações armazenadas que recebem quando as digitalizam. Isso evitaria que dados de rastreamento ou blockchains fossem enganados por códigos copiados e que os consumidores recebessem informações falsificadas sobre produtos ilegais. É para isso que estamos a trabalhar em conjunto com a HP”, explica Steffen Scheibenstock, Gestor de Desenvolvimento de Negócios da SCRIBOS

O uso de códigos QR estabeleceu-se nos últimos anos como uma forma rápida e fácil de ligar produtos e publicações analógicas ao mundo digital. Isso também foi demonstrado pela pandemia, em que a aceitação de códigos cresceu mais 40%. No entanto, os códigos QR podem ser facilmente copiados e geralmente são usados como links estáticos para sites individuais ou informações sobre produtos, como por exemplo em restaurantes para exibir menus digitais.

Os chamados códigos QR serializados abrem novas possibilidades, para rastreamento ou recall, dotar o código QR com números de série exclusivos. No entanto, a proteção contra a contrafação ainda não é possível com este tipo de código QR. Já com o QR ValiGate, dizem os fabricantes, cumpre todos os requisitos para identificar os originais em todos os momentos. Além disso, os gémeos digitais, além de terem números de série protegidos, evitam falsificações, possibilitam ações individuais de recall e permitem uma comunicação personalizada com os consumidores.

SCRIBOS 01 Cosmetics

O ValiGate usa o código QR para incorporar o padrão patenteado de proteção contra cópia, que a SCRIBOS desenvolveu com o conhecimento de recursos holográficos de segurança. Também pode ser combinado com outros códigos 2D e 1D ou pode até ser usado como uma forma livre, integrado no design da embalagem.

A solução não só oferece amplas possibilidades de rastreamento e rastreio e oferece a maior segurança possível, mas também abre uma porta para veicular mais informações sobre produtos (ingredientes / nutrição / uso), vídeos, tutoriais e sites. O ValiGate também abre novas áreas de negócios para as gráficas pois podem expandir o portfólio para incluir proteção contra falsificações, conquistar novos mercados e ganhar receita adicional.

A mais recente Avaliação da Ameaça à Criminalidade contra a Propriedade Intelectual, emitida conjuntamente pela Europol e pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), mostra a dimensão da contrafação e da pirataria na UE. O relatório conclui que a distribuição online e offline de produtos falsificados e abaixo do padrão foi uma das principais atividades dos criminosos durante a COVID.

A SCRIBOS é ums subsidiária do grupo KURZ.