O marginador de bobine CutStar Generation 4, da Heidelberg, disponível desde 2020, já atingiu a sua 50ª unidade instalada, na Seaway Printing, uma gráfica comercial com sede em Green Bay, Wisconsin.
O equipamento integra o conceito Push-to-Stop para maior automatização da operação e da manutenção.
A Seaway Printing fornece a clientes de todo os EUA com a produção de livros, brochuras, catálogos, revistas e materiais educacionais: «Aqui na Seaway Printing, tudo gira em torno da qualidade, fiabilidade e velocidade», diz Kevin Heslin, presidente da Seaway Printing. «Ao entender perfeitamente os nossos requisitos e ao encontrar soluções de automatizadas adequadas para nós, a Heidelberg tornou-se um parceiro importante que nos ajuda a cumprir estes requisitos. Ao utilizar a tecnologia de ponta CutStar em combinação com a configuração da nossa Speedmaster XL 106-8-P, a Seaway Printing conseguiu aumentar consideravelmente a produtividade.»
A Heidelberg divulgou os benefícios de custo do papel em bobine com a flexibilidade offset folha-a-folha da CutStar Generation 4. Segundo a fabricante alemã, é possível economizar até 50% no tempo de preparação e conseguir 30% mais velocidade do que em relação à geração anterior do equipamento.
O CutStar Generation 4 pode economizar até 50% em tempos de acerto quando integrado ao fluxo de trabalho Prinect e os valores predefinidos para diferentes substratos garantem tempos de preparação significativamente acelerados ao trocar de material, refere a Heidelberg.
Por exemplo, o CutStar Generation 4 pode ser usado no sector farmacêutico e na impressão de rótulos, o que permite um aumento de 30% na velocidade de produção de substratos finos, expandindo a gama de utilização dos materiais especialmente finos (filmes de 40 μm e papel de 30 g/m²).
«As crescentes exigências dos clientes, especialmente para o processamento de substratos finos, como papéis para rótulos, filmes in-mould e papéis para bulas, foram o catalisador para o desenvolvimento do CutStar de quarta geração», explica Markus Höfer, diretor de desenvolvimento de negócios da Heidelberg. «A integração com o nosso conceito Push-to-Stop e as funções Intellistart da impressora tornam o CutStar único.»
Aliás, revela a Heidelberg, dois terços dos sistemas fornecidos até agora estão a ser utilizados para imprimir rótulos e bulas. Para além disso, a proporção de marginadores de bobine em uso no setor de impressão comercial aumentou nos últimos meses devido aos benefícios de custo associados na aquisição de papel.
O primeiro marginador rotativo CutStar foi revelado na drupa 2000 e a tecnologia tem sido desenvolvida desde então, sendo utilizado maioritariamente com os modelos Speedmaster XL 75, CX 104 e XL 106.