No primeiro dia da Labelexpo Europe, em Bruxelas, a Fujifilm lança o LuXtreme, um novo sistema de cura LED UV que permite que qualquer impressora flexográfica tradicional faça cura LED UV.
O LuXtreme atinge velocidades de até 200 m/min, e promete maior estabilidade do substrato. Além disso, o sistema oferece intensidade de cura 30-50% maior do que os sistemas de cura LED concorrentes, até 25W/cm², diz a fabricante.
O sistema utiliza 30-60% menos lâmpadas LED para atingir a mesma intensidade de cura que outros sistemas comparáveis. Isso resulta em melhor registo e menos distorção de material. melhorando a qualidade geral dos materiais impressos.
Devido às reduções na energia necessária para as lâmpadas LED UV, é possível obter economias de custos em todo o processo de produção. Além disso, os menores tempos de manutenção, tempo de inatividade e preparação necessários para dar suporte ao sistema também levam a um menor número de peças de reposição necessárias ao longo do ciclo de vida, assim como a menores custos de mão de obra associados. Há ainda menor calor das lâmpadas UV convencionais e LED refrigeradas a ar, menos ruído ambiente e menos odores.
O sistema oferece até 50 000 horas de vida útil do LED e um comprimento de lâmpada de até 720 mm, escalonável em passos de 24 mm. Um adaptador LED permite a fácil integração em equipamentos existentes.
Manuel Schrutt, Diretor de Embalagem da Fujifilm EMEA, comenta: «Estamos entusiasmados por trazer uma solução tão inovadora e única, juntamente com outras, como as tintas LED IFDC, para o mercado de etiquetas. A sustentabilidade está na vanguarda dos nossos processos e desenvolvimento de produtos, e este lançamento demonstra o nosso compromisso em fornecer soluções de alta qualidade que sejam benéficas para o meio ambiente, ao mesmo tempo que proporcionam maior eficiência e produtividade e um ambiente de trabalho agradável.»
Para saber mais, visite a Fujifilm na Labelexpo no stand C39 no Hall 9.