Em linha com o seu objetivo de se afirmar como uma das principais forças na produção digital de etiquetas e embalagens, a Canon apresentou a nova corrPRESS iB17 durante o Seminário Técnico 2025 da FEFCO – Federação Europeia de Fabricantes de Cartão Canelado, realizado em Roma entre 8 e 10 de outubro.

Trata-se de uma máquina de impressão a jato de tinta de última geração concebida para a produção industrial de embalagens em cartão canelado, capaz de imprimir até 8.000 m² por hora (equivalente a 15 milhões de m² por ano). A corrPRESS iB17 promete uma qualidade comparável à do offset, imprimindo diretamente em cartões ondulados com largura até 1,7 metros, utilizando tintas à base de água e primer adequado para contacto indireto com alimentos.

Segundo Jennifer Kolloczek, Senior Director, Marketing & Innovation, Production Printing da Canon EMEA: “Os transformadores de cartão canelado enfrentam exigências crescentes por tiragens mais curtas, com mais variantes e prazos de entrega mais rápidos, mas sem comprometer a qualidade ou o custo. Temos o prazer de anunciar a Canon corrPRESS iB17 – uma máquina de impressão digital para cartão canelado que permite aos conversores dar resposta às alterações nos pedidos com agilidade, bem como impulsionar o crescimento. Para a Canon, a corrPRESS iB17 representa um marco importante no nosso caminho para nos tornarmos um dos principais players na indústria de embalagens, e estamos especialmente entusiasmados com o facto de os clientes da região EMEA serem os primeiros a beneficiar desta inovação. Embora sejamos novos no setor do cartão canelado, trazemos muitos anos de inovação colaborativa na impressão comercial à escala industrial, e combinaremos a nossa experiência digital com o nosso know-how na cadeia de valor dos conversores para impulsionar o progresso conjunto na área das embalagens.”

Com um elevado nível de automação, o novo sistema permite produzir tiragens curtas a médias com custos competitivos e prazos de entrega reduzidos, exigindo menos operadores e menor nível de qualificação, garante a fabricante.

Com uma capacidade industrial que permite tiragens até 20.000 m² de forma rentável, a corrPRESS iB17 recorre a sistemas automáticos de limpeza das cabeças de impressão e controlo de qualidade, minimizando a intervenção humana e maximizando a eficiência. O sistema reduz o desperdício graças à impressão sob pedido, eliminando o uso de chapas e produtos químicos, e não gera água contaminada.

A máquina de impressão integra cabeças de impressão piezoelétricas de 1200 dpi, tecnologia proprietária da Canon e tintas de pigmento à base de água com primer especialmente formulado, garantindo uma gama de cores alargada (CMYK e futuramente OVG) e uma qualidade de impressão comparável à offset. Esta tecnologia dispensa a laminação tradicional.

O sistema de spot primer avançado assegura uma adesão ideal da tinta e consistência de cor em toda a gama de materiais, aplicando o primer e a tinta de forma contínua e sem secagem intermédia. Já a tecnologia de secagem otimizada reduz o desgaste do cartão e o consumo energético, aumentando a eficiência global.

A corrPRESS iB17 cobre cerca de 80% das aplicações de embalagens de retalho, sendo compatível com cartões revestidos e não revestidos até 1,7 m de largura, 1,3 m de comprimento e espessuras de 1 a 8 mm, a uma velocidade de 80 m por minuto. A Canon detém todos os componentes críticos do processo  (cabeças de impressão, tintas e sistema de secagem).