A Amarsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, com sede na Moita, instalou equipamentos com a combinação do AUTOSORT® da TOMRA com o SHARP EYETM, um conjunto que permite a identificação e classificação de materiais que antes eram difíceis de separar, como garrafas PET de bandejas PET termoformadas de camada única.
Os novos equipamentos foram instalados na Unidade de Tratamento Mecânico de Resíduos Urbanos, em Palmela, que tem uma capacidade de cerca de 94 mil toneladas/ano de resíduos e em 2020 na Central de Triagem Automática de Embalagens, no Seixal, que tem uma capacidade de tratamento de cerca de 12 mil toneladas/ano. Em 2022, a Amarsul tratou 461 mil toneladas de resíduos, tendo recuperado 46 mil toneladas de recicláveis.
A empresa é responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos de 9 municípios da península de Setúbal, e mantém um relacionamento comercial com a TOMRA há mais de 14 anos. Neste momento, a empresa conta com oito unidades AUTOSORT® em funcionamento e foi a primeira empresa do mundo a incorporar a tecnologia SHARP EYETM numa estação de tratamento de resíduos.
Ana Teresa Henriques, Responsável pela Área de Produção, e Susana Silva, Responsável pela Area de Comunicação e Sensibilização da Amarsul, explicam como decorreu a última remodelação da fábrica: «Depois de muitos anos de relacionamento, tivemos a possibilidade de instalar no Centro de Triagem Automático de Embalagens, separadores óticos da TOMRA. Os seus equipamentos são muito fiáveis e eficientes, fáceis de operar e programar, e a empresa tem um excelente apoio técnico local. Como esperávamos, a TOMRA respondeu às nossas necessidades e aos objetivos que temos de cumprir.»
A tecnologia, em combinação com o sensor NIR, é capaz de distinguir materiais cuja composição é a mesma e que apenas diferem na viscosidade, como bandejas termoformadas PET vs. garrafas PET. Na instalação de RU em Palmela, todas as garrafas PET, PEAD, cartões para bebidas e alimentos (ECAL) e metais são triados numa única fração. O AUTOSORT® com SHARP EYETM permite obter esta fração sem contaminação de PET termoformado, o que facilita o transporte de Palmela para o Seixal, e a sua posterior separação na unidade de triagem.
«Na Amarsul, algumas das nossas unidades estão a trabalhar numa base diária desde 2009. A estabilidade e durabilidade proporcionadas pelo AUTOSORT® é um fator chave para o sucesso da empresa. O nosso equipamento é flexível, pois permite-lhe modificar a sua tarefa de triagem. Juntos, redesenhámos o layout e o processo da fábrica, relocalizando o equipamento mais antigo e adicionando as tecnologias mais avançadas do mercado nas novas adições, para que a AMARSUL possa adaptar-se com sucesso às mudanças exigidas pelas especificações técnicas a qualquer momento», explica Pablo Barahona, Area Sales Manager para Espanha e Portugal da TOMRA Recycling Sorting, especializada em linhas de tratamento de resíduos urbanos e reciclagem de plásticos.
A Central de Triagem do Seixal também processa a fração de embalagens leves provenientes da recolha seletiva, e graças à tecnologia instalada, a garrafa PET é automaticamente separada da bandeja de PET termoformado.