Já está a funcionar a nova instalação fotovoltaica na fábrica principal da swissQprint. O investimento permitirá cobrir mais de 50% das necessidades anuais de eletricidade do parque empresarial "Schützenwiese" em Kriessern, onde a swissQprint tem a sua sede.
O parque solar com 1276 painéis fotovoltaicos foi conectado à rede e produzirá cerca de 613.000 kWh de eletricidade por ano, o equivalente a mais da metade das necessidades elétricas do parque empresarial “Schützenwiese”, onde a swissQprint é uma das maiores empresas.
O sistema fotovoltaico também alimentará oito estações de carregamento para veículos elétricos. Além disso, a instalação foi projetada para que estações adicionais possam ser ligadas a qualquer momento. “Com o projeto solar demos um grande passo em termos de sustentabilidade e autossuficiência”, afirma Reto Eicher, coproprietário da swissQprint e coordenador do projeto.
Quando o parque empresarial foi construído em 2013/14, a swissQprint atribuiu grande importância à sustentabilidade. Os espaços interiores são aquecidos e arrefecidos pelas águas subterrâneas. Uma série de bombas elétricas garantem a troca de calor e, no futuro, a eletricidade será fornecida pela nova instalação fotovoltaica.
O nível de construção na Suíça é muito elevado em comparação com os padrões internacionais. O parque empresarial “Schützenwiese” excede os padrões para edifícios industriais, entre outras coisas no que diz respeito ao isolamento da estrutura do edifício e das janelas, bem como ao controlo automático das fachadas. E tudo isto com o objetivo de alcançar um equilíbrio térmico ideal.
São usadas lâmpadas LED em todo o complexo de edifícios. Além disso, ambas as salas de produção da swissQprint possuem telhados inclinados que trazem muita luz natural para o interior. Graças a isto, a iluminação artificial torna-se desnecessária em muitos casos e o consumo de eletricidade é ainda mais reduzido.